Valentim Loureiro

Valentim Loureiro nasceu no dia vinte e quatro de Dezembro de 1938, em Viseu.

Inicia-se na Escola Comercial e Industrial de Viseu, onde tira o Curso Geral do Comércio. Mais tarde, matricula-se no Instituto Comercial do Porto mas acaba por ingressar na Academia militar, onde, em 1959, acaba a licenciatura em Administração Militar.

É a serviço do exército português que Valentim Loureiro ruma até Angola, onde, em 1965 é implicado no “caso das batatas” (incidente que consiste no fornecimento de batatas a um preço muito superior ao normal). Depois das investigações realizadas em 1967, é afastado do exército até 1980, altura em que passa a situação de reserva como Major.

Imagem de Valentim Loureiro (Autor: Henrique Matos)

Imagem de Valentim Loureiro (Autor: Henrique Matos)

Posteriormente, dedica-se ao ramo empresarial, nas áreas do comércio, agricultura e industria.

Desde 1978, a 1997, foi presidente do Boavista Futebol Clube, sendo, na atualidade, sócio do clube e presidente honorário. Foi, também, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional desde 1989 a 2006 tendo tido um intervalo entre 1994 e 1996.

No Porto, desde 1982 a 1999, foi eleito cônsul da Guiné-Bissau.

Na política, auxiliou o Partido Social Democrata, na sua implementação, na zona norte de Portugal. Em 1974 torna-se militante deste partido.

No ano de 1986 e no ano de 1991, apoia Mário Soares, nas suas candidaturas a Presidente da Republica.

Em 1993 é eleito presidente, na Camara Municipal de Gondomar, renovando o seu mandato, em 1997 e, mais uma vez, em 2001. No ano de 2005, é envolvido num processo, a nível judicial, denominado Apito Dourado e, por isso, o PSD recusa-se a apoia-lo em novas eleições, alegando falta de credibilidade. No entanto, Loureiro cria a lista independente Gondomar no Coração, acabando por ganhar as eleições em 2005 e, também, em 2009. Nesta época é também presidente da Junta Metropolitana do Porto e, ainda, do Metro Porto.

Em 2008, é condenado a uma pena de quatro anos de pena suspensa, ainda referente ao caso Apito dourado.

Partilha!Share on Facebook11Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Políticos de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo