Templo Romano de Évora

O Templo Romano de Évora é um dos monumentos que podem ser encontrados no centro histórico da cidade de Évora, no Alentejo, em Portugal, centro histórico esse que foi classificado como Património Mundial pela UNESCO. O Templo Romano de Évora, símbolo da presença romana na Península Ibérica, é um dos mais famosos marcos da cidade e encontra-se classificado como Monumento Nacional.

Pode ser encontrado no Largo Conde de Vila Flor, na freguesia da Sé e São Pedro, em Évora. À sua volta podemos encontrar a Igreja e o Convento dos Lóios, a Sé de Évora, o Museu e a Biblioteca Pública de Évora.

[-] Tabela de Conteúdos

História do Templo Romano de Évora

A construção do Templo Romano de Évora remonta ao primeiro século, época em que Évora era conhecida como Liberatias Iulia. O Templo foi construído no centro do fórum (praça principal) de Liberatias Iulia. Mais tarde, nos séculos II e III, o edifício sofreu algumas alterações arquitetónicas.

Com as invasões germânicas do século V, Évora foi praticamente destruída na totalidade, sendo que, do fórum romano, apenas sobraram as ruínas do templo, que perduram até aos nossos dias.

Na Idade Média, as ruínas do Templo Romano fora incorporadas numa das torres do Castelo de Évora, tendo continuado as suas colunas, arquitraves e base incrustadas nas paredes do Castelo. Entre o século XIV e o ano de 1836, o Templo, que havia sido transformado em torre, foi usado como um açougue, sendo graças a essa utilização que os restos do templo foram protegidos de uma maior destruição.

O Templo Romano de Évora é um dos monumentos que podem ser encontrados no centro histórico da cidade de Évora (Autor: ho visto nina volare)

O Templo Romano de Évora é um dos monumentos que podem ser encontrados no centro histórico da cidade de Évora (Autor: ho visto nina volare)

Em 1871, o arquiteto italiano Giuseppe Cinatti foi contratado com o objetivo de recuperar o Templo Romano de Évora, removendo os elementos que haviam sido acrescentados durante a Idade Média, restaurando o edifício.

Atualmente, o Templo Romano de Évora mantém ainda o seu opódio (base) completo, tendo esta formato retangular, medindo 15m de largura, 25m de comprimento e 3,5m de altura. O opódio foi feito com blocos de granito. No seu lado sul existia uma escadaria que agora se encontra em ruínas.

Nas traseiras do templo (lado norte), podemos encontrar catorze colunas de granito, muitas delas mantendo ainda os seus capitéis corintíos que sustentam a arquitrave. Ao passo que as colunas e a arquitrave foram construídas com granito, os capitéis e as bases das colunas foram feitas com mármore branca (originária de Estremoz).

Entre os muitos elementos originais que já não existem, merecem destaque o pórtico do templo que, originalmente seria um hexastilo, e também o espelho de água que cercava o templo.

Apesar de o Templo Romano de Évora não estar atualmente completo, a verdade é que uma visita a este monumento nos ajuda a imaginar a opulência que este edifício teria no passado.

Imagens do Templo Romano de Évora

Vídeo do Templo Romano de Évora

http://www.youtube.com/watch?v=eYw24qhiYnM

Partilha!Share on Facebook90Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Arquitetura de Portugal, Castelos de Portugal, Edifícios de Portugal, História de Portugal, Idade Antiga, Idade Media, Igrejas de Portugal, Monumentos de Portugal, Romanização, Últimos
Um comentário sobre “Templo Romano de Évora
  1. Antonio Roque disse:

    29/02/2016

    Câmeras com imagens ao “Vivo” (Acesso por celular ou por computadores estando-se em qualquer lugar do mundo),

    Alarmes,

    Biometria,

    Controle de Acesso,

    Cerca Eletrificada

    Mais trinta itens

    #1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo