Solar dos Condes de Resende

É no Porto, mais propriamente em Vila Nova de Gaia que se encontra o Solar Condes de Resende. Presentemente serve de sede da Casa Municipal da Cultura, mas ao longo dos anos foi longa a sua história.

Pela referência documental na “Carta de Negrelos” datada do ano de 1042 pensa-se que a sua construção terá sido realizada nesta data. Um solar com dois pisos em que o primeiro se destinava as funções domesticas e nele estavam incluídos os armazéns para guardar os produtos das rendas e os géneros destinados à alimentação. O andar superior era considerado o andar nobre que se destinava à realização das funções de laser e habitação.

Este edifício é também conhecido pelo nome de Quinta da Costa dado que já foi pertença de Tomé da Costa, um bem conhecido e falado fidalgo de Vila Nova de Gaia que viveu e serviu durante o período da Dinastia Filipina. Com o decorrer dos anos passa posteriormente para os viscondes de Beire e logo de seguida, mais propriamente em 1843, para a dos condes de Resende aquando da celebração do casamento do quarto conde de Resende.

No ano de 1982, o citado solar passa a pertencer à Camara Municipal de Vila Nova de Gaia tendo nessa altura sido alvo de obras de restauração e requalificado como Casa Municipal de Cultura. Face a estas obras e a esta nova qualificação passa a ser possível observar outras estruturas como uma Biblioteca, um Museu Museológico de Arqueologia assim como um Jardim de Camélias onde se pode ver a presença de uma estátua de Eça de Queirós, várias salas de exposição temporárias e alusivas a vários tipos de arte e uma coleção das conhecidas obras de Marciano Azuaga.

Quanto às suas caraterísticas arquitetónicas podemos afirmar que a sua decoração é baseada num barroco regional podendo este ser vislumbrado nas molduras das janelas e das portas. O exterior tem uma apresentação sóbria enquanto o seu interior se apresenta íntegro. Estas duas caraterísticas têm a ver com as obras de remodelação feitas durante o século XVIII.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Solares de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo