Sé Nova de Coimbra

O Colégio de Jesus foi mandado edificar no ano de 1547 e localiza-se na parte alta da cidade muito perto da sua universidade. A sua construção não foi breve, o que levou a alterações na sua planta original de forma a ajustar-se ao elevado número de pessoas religiosas que iriam habitar o colégio.

Embora os dados históricos existentes não sejam muitos nem façam referência sobre quem foi o autor do citado colégio, pensa-se que o seu projeto é da autoria de um arquiteto régio. A sua construção foi posterior à construção da Igreja de São Roque em Lisboa, e este colégio denotava um modelo que comprovava a “evolução operativa” do templo de Lisboa, o que leva a supor-se que seja da responsabilidade de Afonso Álvares também autor da casa-mãe da capital portuguesa.

Esta edificação respeita um esquema que estava na moda desde a Idade Média na construção de edifícios utilitários. Apresenta um corpo com uma planta regular, constituído por alas dentro das quais se podem observar as celas, os respetivos corredores e os pátios internos. Este colégio sofreu alterações muito bem percebidas durante a segunda metade do século XVIII graças à reforma pombalina.

A igreja deste colégio, e que hoje é conhecida pelo nome de Sé Nova de Coimbra, foi construída apenas em 1598 e dá origem a um edifício de grandes diferenças comparativamente às plantas primitivas. É do conhecimento dos historiadores que foi Baltazar Álvares o arquiteto e autor da planta desta igreja e que foi fortemente influenciado por um modelo romano de São Vicente de Fora.

A planta deste templo apresenta um esquema em forma de cruz, uma nave única dividida em quatro e algumas capelas laterais e comunicáveis. Pode ver-se também um cruzeiro coberto com uma cúpula semiesférica. Esta nave foi dada a observar ao público apenas no ano de 1698, exatamente cem anos após o início da sua construção.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Igrejas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo