Sé da Catedral de Évora

A Sé Catedral de Évora, fica situada no Alentejo, em Évora. O início da sua construção remonta ao final do seculo XII e início do seculo XIII e é hoje considerada pelos historiadores como uma das maiores igrejas episcopais da Idade Média existentes em Portugal. A sua construção deu-se por concluída no ano de 1250 e mostra ainda hoje a presença de dois estilos diferentes: o estilo gótico e o estilo romântico.

Para a decoração da capela-mor foi eleito o mármore branco e preto provenientes de Estremoz e uma decoração escultórica da responsabilidade de Bellini. Há relativamente pouco tempo deu-se a descoberta de pinturas murais que vieram valorizar significativamente este espaço.

Nos séculos que se seguiram à sua construção, XV e XVI, a sua aparência sofreu melhoramentos, mas também outras partes foram construídas como é o caso do coro-alto, do púlpito, do batistério e do arco da Capela de Nossa Senhora da Piedade também conhecida como capela do Esporão.

Quem visita este local pode observar a capela que tem na sua posse um bonito crucifixo a que deram o nome de Pai do Cristo. Esta obra encontra-se por cima de uma também belíssima pintura da Nossa Senhora da Assunção. Também lá se defrontam dois bustos esculpidos representantes de São Pedro e de São Paulo. Dando mais riqueza ao local existe também um grandioso órgão construído com tubos do período renascentista.

Exteriormente podem observar-se duas torres medievais situadas lateralmente à direita e à esquerda da fachada da Catedral de Évora. A torre que se localiza no seu lado sul é a torre sineira cujos sinos assinalam o tempo na cidade. Dos lados seu portal podem ser presenciadas esculturas dos Apóstolos cuja autoria pertence ao Mestre Pêro e datam do século XIV.

Ainda no seu exterior encontra-se o zimbório que é um elemento arquitetónico de grande riqueza. Existe igualmente a torre-lanterna do cruzeiro das naves que data do reinado de D. Dinis e que se encontra coroado por uma agulha elaborada em escamas de pedra e que se tornou o ex-libris desta Sé.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Catedrais de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo