Sé Catedral de Évora

A cidade de Évora é rica em monumentos que contam com algumas centenas de existência e que fazem parte das magníficas obras edificadas em Portugal. A Sé Catedral de Évora é apenas mais um, mas que merece todo o destaque quanto mais não seja pela sua imponente presença dentro da cidade.

Também conhecida pelo nome de Basílica Sé Nossa Senhora da Assunção é sem qualquer sombra de dúvida uma catedral medieval e a maior do nosso país. A construção deste monumento foi iniciada no ano de 1186, mas apenas concluída em 1250. O material eleito para a sua construção foi o granito e marca a mudança do estilo romântico para o gótico.

Nos seculos XV e XVI houve necessidade de se imporem algumas melhorias dando-se a construção do coro-alto, do púlpito, do batistério e do arco da Capela de Nossa Senhora da Piedade também conhecida como capela do Esporão. Mas é no seculo XVIIII que a catedral fica mais bonita uma vez que se dá a estruturação da capela-mor a mando de D. João V tendo para tal sido usado os mármores e Estremoz.

Nesta catedral podem observar-se duas torres, uma em cada lado da sua fachada, que datam do período medieval. Para além destas existe também a torre do lado sul que é classificada como a torre sineira. Ao olharmos para o seu portal podemos observar esculturas dos apóstolos realizadas no seculo XIV e cujo autor é o Mestre Pêro. O zimbório é considerado como sendo o elemento arquitetónico que mais causa admiração. No que se refere à torre-lanterna do cruzeiro das naves datada do tempo do reinado de D. Dinis e que se apresenta coroado por uma agulha de escamas de pedra é considerado como sendo o ex-libris desta Sé. Pode-se ainda citar a Porta do Sol que é composta por arcos góticos e a Porta Norte que foi reconstruída durante o período barroco.

No seu interior pode ser vislumbrado um Crucifixo apelidado de Pai dos Cristos, uma pintura da Nossa Senhora da Assunção, os bustos de São Pedro e São Paulo e um órgão de tubos do período renascentista.

Partilha!Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Catedrais de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo