Santuário Nacional de Cristo Rei

Imagem do Santuário Nacional de Cristo Rei (Autor: HistoriaDePortugal.info)

Imagem do Santuário Nacional de Cristo Rei (Autor: HistoriaDePortugal.info)

O Santuário Nacional de Cristo Rei, conhecido simplesmente como Cristo Rei é um dos monumentos religiosos mais conhecidos de Portugal.

Fica na margem Sul do Tejo, no local do Pragal, junto à Ponte 25 de Abril, na freguesia de Almada pertencente ao concelho com o mesmo nome em Portugal.

Está situado a 113 metros acima do nível do rio Tejo e é constituído por duas partes distintas.

A parte inferior é um pórtico com 75 metros e foi projectada pelo Arquitecto António Lino.

Em cima do pórtico podemos encontrar uma estátua do “Cristo Redentor” com 28 metros de altura da autoria do escultor português Francisco Franco de Sousa.

Esta é uma representação do Cristo de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa.

Este é um dos monumentos mais visitados pelos turistas que visitam Lisboa.

Aliás, este é o miradouro com uma vista mais alargada sobre a cidade de Lisboa e a Ponte 25 de Abril.

A Ideia do Cristo Rei

O Santuário Nacional de Cristo Rei com a sua imponente estátua foi inspirado na estátua do Cristo Redentor que existe no Rio de Janeiro, no Brasil. Em 1934, o cardeal patriarca de Lisboa à época, D. Manuel Gonçalves Cerejeira visitou o Rio de Janeiro e pensou de imediato na possibilidade de construir um monumento semelhante em Lisboa.

A ideia foi passada ao Movimento do Apostolado da Oração, em 1936, e foi recebida com entusiasmo. Daí, o Movimento passou a sensibilizar todos os bispos do país e, em apenas um ano, na Pastoral da Quaresma, foi proclamado oficialmente esse desígnio.

Imagem 2 - Santuário Nacional de Cristo Rei

Imagem 2 – Santuário Nacional de Cristo Rei

Mais tarde, a 20 de Abril de 1940, o episcopado português reuniu-se em Fátima para pedir a Deus que livrasse Portugal de participar na Grande Guerra Mundial que envolvia praticamente toda a Europa.

Como oferta se Deus ouvisse as suas orações, o episcopado português prometeu que construiria um Santuário ao Cristo Redentor.

Este pode ter sido apenas um pretexto para a sua construção pois a ideia desta construção já existia anteriormente e era já praticamente certo o não envolvimento de Portugal pois, se Portugal entrasse na guerra seria para apoiar os restantes países fascistas.

Por outro lado, era já longa a amizade entre Portugal e o Reino Unido, que se encontrava do outro lado da guerra, e Salazar, o Presidente do Conselho, não iria violar essa velha amizade que durava até então.

Construção do Cristo Rei

Após o fim da guerra, foi lançada a primeira pedra desta construção no dia 18 de Dezembro de 1949, sendo depois inaugurado no dia de Pentecostes a 17 de Maio de 1959 numa cerimónia que além dos altos clérigos portugueses contava também com os cardeais do Rio de Janeiro e de Lourenço Marques.

Além deste, cerca de 300 mil outras pessoas assistiram também à cerimónia.

Foi levada também para essa celebração a imagem de “Nossa Senhora de Fátima” para que fosse feita a dita consagração de Portugal aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

Apesar de não estar presente na cerimónia, o Papa João XXIII enviou ainda assim uma mensagem de rádio para que fosse transmitida.

O Cardeal Cerejeira afirmou nessa altura que o monumento representaria para sempre a gratidão pelo dom da paz.

Imagem 3 - Santuário Nacional de Cristo Rei

Imagem 3 – Santuário Nacional de Cristo Rei

Vinte e cinco anos mais tarde, em 1984, foi aprovado o plano de ordenamento dos terrenos em volta do Cristo Rei e daí foi aprovada a construção do edifício de acolhimento do Santuário que ainda hoje existe.

É aí que hoje funcionam a reitoria e os serviços administrativos, sendo que o mesmo possui uma capela além de várias salas onde se realizam reuniões e exposições.

Cristo Rei na Atualidade

Em 1999, o Santuário Nacional de Cristo Rei passou a ser tutelado pela Diocese de Setúbal.

Já em Maio de 2010, durante a sua visita a Portugal, o Papa Bento XVI, após a sua presença nas celebrações de Fátima visitou Lisboa onde realizou uma missa papal após a qual não quis deixar de sobrevoar este santuário tão estimado pelo povo português.

Imagens do Santuário Nacional de Cristo Rei

Vídeo do Santuário Nacioanl de Cristo Rei

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Santuários em Portugal, Últimos
Um comentário sobre “Santuário Nacional de Cristo Rei
  1. Claudio Jesus disse:

    Estive na inauguração como acolito, presente estava o pároco da Igreja da Cova da Piedade, padre Manuel Alves Louro, tinha na época 13 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo