Santuário do Senhor Jesus da Pedra

O Santuário do Senhor Jesus da Pedra é um templo bastante notável.

Este templo ergue-se logo após às paredes da Vila de Óbidos, inaugurado no século XVIII, no ano de 1747 para ser mais exacto.

O Santuário do Senhor Jesus da Pedra foi construído em memória de D. João V, resultado de um acontecimento trágico que este conseguira escapar tendo invocado, em alturas de aflição, o Senhor da Pedra.

Por norma, os Santuários e Templos de grande importância como o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, são feitos através dos mais variados milagres que são acreditados pela humanidade como a cura, eventos fora do comum, com a invocação de forças que acreditam não ser humanas, isto tudo mesmo antes e durante a fase de construção.

No entanto, neste Santuário o principal motivo de culto, e por isto haver diferentes santuários e diferentes causas, é uma antiga cruz de pedra, esculpida com uma figura antropomórfica, em que se acreditava haver poder.

Esta pedra, pela qual nasceu o desejo e necessidade de se criar este Santuário, pode-se ainda hoje ser feita a sua apreciação, tendo em conta que esta ainda se encontra no seu local.

Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Mesmo após a sua construção, as lendas sobre o Senhor da Pedra são inúmeras. Foram contadas e escritas outras histórias relativamente à lenda deste Templo depois da sua construção.

Conta uma lenda que a imagem do Senhor da Pedra foi avistada por um lavrador, que por sua vez rogava a Deus para proteger as suas colheitas e ao passar perto de Silvado encontrou uma imagem milagrosa.

Havendo ainda uma versão da lenda que conta que ao decorrer de um ano agrícola muito seco a imagem foi encontrada num lugar onde havia um pequeno olho de água.

A imagem permaneceu durante muito tempo como objecto de veneração, sendo que com o tempo foi caindo no esquecimento.

A Estrutura do Santuário do Senhor Jesus da Pedra

O Santuário do Senhor Jesus da Pedra é um templo todo ele construído em pedra. Exibindo um volume cilíndrico na parte exterior e um polígono hexagonal no seu interior, isto em planta centrada onde podemos encontrar três corpos, dois correspondem às torres e outro à sacristia.

No seu interior existem três capelas, a capela–mor dedicada ao Calvário, com uma tela de André Gonçalves, e as capelas nas suas laterais que são dedicadas a Nossa Senhora da Conceição e à morte de São José, exibindo telas de José da Costa Negreiros.

A grande imagem de pedra de Cristo Crucificado, em maquineta própria no Altar-Mor, esteve até à inauguração do Santuário recolhida numa pequena ermida junto à estrada em direcção às Caldas da Rainha, onde era objecto de grande devoção, mais especificamente para D. João V.

Este Santuário é conhecido como uma referência histórica, e hoje turística, derivado às diversas telas existentes no seu interior que pertenciam a grandes nomes como Vieira Portuense e Pedro Alexandrino de Carvalho.

Nos dias de hoje são monumentos como este que deixam a nossa imaginação voar para o mais longe possível, acreditando que na época medieval tudo o que imaginamos ser impossível pode ter sido uma realidade de vida.

Portugal é hoje uma atracção histórica a nível turístico pelas histórias que estão adormecidas, mas para sempre recordadas e guardadas, no coração de Portugal.

Imagens de Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Santuários em Portugal, Últimos
Um comentário sobre “Santuário do Senhor Jesus da Pedra
  1. Joao Peixoto disse:

    De quem será a responsabilidade , pela incompreensível degradação do património?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo