Santuário de São Bento da Porta Aberta

Imagem do Santuário de São Bento da Porta Aberta (Autor: http://puraexperiencia.blogspot.pt)

Imagem do Santuário de São Bento da Porta Aberta (Autor: http://puraexperiencia.blogspot.pt)

O Santuário de São Bento da Porta Aberta é um santuário cristão português que fica localizado na freguesia de Rio Caldo, no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, em plena Serra do Gerês.

A origem deste santuário remonta ao ano de 1640 com a construção de uma pequena ermida. Recebeu o nome de São Bento da Porta Aberta devido ao fato de esta pequena ermida sempre ter as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes.

O Santo

São Bento nasceu na cidade de Núrsia, em Itália, a 24 de Março do ano 480. Era filho de uma família nobre e cristã, tendo sido enviado para Roma para completar os estudos. No entanto, este ficou decepcionado com o estilo de vida da cidade, e por isso decidiu partir para o monte Subiaco, onde permaneceu numa gruta, durante 3 anos, dedicando-se aí à reflexão. Após esse período, decide fundar a Ordem Beneditina, cujo lema é o seguinte: “Ora et Labora” – em português “Reza e Trabalha”.

Após uma vida dedicada ao “serviço a Deus” e aos outros, tendo realizado diversos prodígios e milagres, acaba por morrer a 21 de Março de 547.

Mais tarde, são Bento acabou sendo proclamado como o “Padroeiro da Europa” e Patriarca dos Monges do Ocidente. Por isso, este Santo atrai milhares de peregrinos a cada santuário onde é venerado.

A imagem que o representa é caracterizada pela figura do corvo, remetendo-nos para um dos episódios da sua vida. A certa altura, Florêncio, um dos seus discípulos ofereceu-lhe pão envenenado. Sabendo disso, o Santo mandou que um corvo, que habitualmente aparecia por ali, o levasse para longe, para que ninguém o pudesse encontrar.

O Santuário de São bento da Porta Aberta

Na freguesia de Rio Caldo, no Gerês, o culto a S. Bento deve a sua origem à influência dos monges de Santa Maria de Bouro. Foi no ano de 1640, que estes passaram a construir a primitiva ermida, numa pequena elevação.

Segundo reza a tradição, esta ermida possuía um alpendre, como aliás acontece na maioria das capelas do alto dos montes, e as suas portas encontravam-se sempre abertas, servindo de abrigo a quem passava.

Foi daí que veio a designação de S. Bento da Porta Aberta, nome pelo qual é ainda hoje chamada.

O Santuário existente atualmente nesse local é recente. A sua reconstrução teve início em 1880, ficando as obras concluídas em 1895.

A merecerem ser observados atentamente, encontramos aí o retábulo de talha coberto a ouro e também os painéis de azulejos, pintados por Querubim Lapa, que retratam artisticamente os episódios da vida de S. Bento.

Visto que o número de peregrinos tem vindo a aumentar progressivamente, em 1998, foi inaugurada a actual Cripta.

A Cripta

Foi devido ás diminutas dimensões da igreja existente, que no ano de 1994 se decidiu erigir um novo espaço muito próximo do primeiro. O projeto para este novo espaço foi entregue ao arquitecto Luís Cunha, ficando a construção concluída, incluindo as zonas envolventes, no ano de 2002.

Existe em todo o edifício uma ligação de simplicidade entre a construção civil e tudo o resto. O novo projecto contemplou grandes aberturas para o exterior, que facilitam o arejamento e o contacto com a natureza, de modo especial na zona nascente.

Peregrinações

Ao longo dos tempos, as dezenas de quilómetros em direcção ao santuário de S. Bento da Porta Aberta têm sido percorridas a pé por muitos milhares de peregrinos. Assim, existem vários caminhos da Fé que foram sendo traçados, em conformidade com a região de onde provinham os romeiros, existindo hoje os caminhos do Formigueiro, das Pontes, de Montalegre, de Vilar da Veiga e de Lóbios, entre outros.

As principais peregrinações realizam-se durante os meses de Março, Julho e Agosto.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com:
Publicado em Santuários em Portugal, Últimos
Um comentário sobre “Santuário de São Bento da Porta Aberta
  1. CUNHA disse:

    Eu queria um padroeiro do sao bento da porta aberta em geso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo