Santuário d’Aires

O Santuário d’Aires é um santuário de caraterísticas barrocas que se encontra situado perto de Viana do Alentejo e é sobejamente conhecido pelas suas grandes festividades.

Estas realizam-se todos os anos em honra de sua padroeira, a Nossa Senhora de Aires, durante o fim-de-semana que encerra o mês de Setembro.

O início da história deste local santo, remonta ao século XVI quando ali se presenciava uma capela de pequenas dimensões que ficava rodeada por cerca de cinco hospedarias que davam alojamento a quem lá se deslocava em peregrinação. Com o decorrer dos anos este local foi ficando cada vez mais conhecido havendo a necessidade de dar início à construção de um templo maior e mais digno que sofreu a sua inauguração no ano de 1760.

O Santuário d'Aires é um santuário de caraterísticas barrocas que se encontra situado perto de Viana do Alentejo (Autor: Garsd)

O Santuário d’Aires é um santuário de caraterísticas barrocas que se encontra situado perto de Viana do Alentejo (Autor: Garsd)

Presentemente o local de maior interesse do santuário é a Casa dos Milagres que antes era a sala das confrarias. As paredes desta sala encontram-se forradas com os frutos das promessas dos peregrinos. A presente romaria que se faz em honra a esta santa nada mais é que uma feira que se realizou pela primeira vez em 1751 com autorização do Rei D. José I e onde se cumprem diversas festividades.

Conta a lenda que naquele local vivia um lavrador muito rico que tinha em seu poder uma manada de bois. Nessa mesma quinta havia um curral para onde todas as noites os bois eram levados, mas que saiam durante a noite e lá regressavam mesmo com as portas fechadas. Numa dessas noites a Nossa Senhora apareceu e explicou que era ela quem abria e fechava as portas e que gostava que ali fosse construída uma cada de Deus. O lavrador vendeu alguns bois para comprar os materiais, mas os bois eram sempre os mesmos.

No ano de 1748, houve uma grande epidemia de peste em Évora tendo havido a promessa de se faria uma festa se ela desaparecesse tendo sido assim que surgiram as festas que ainda hoje se mantêm.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Santuários em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo