Ruínas de São Miguel de Odrinhas

Odrinhas é uma localidade que pertence a Sintra e na qual se pode confirmar a presença de povos romanos e dos que lhe sucederam. Face aos vestígios por lá encontrados, afirma quem sabe, que esta zona foi habitada desde o século I a. C até ao presente. É nesta localidade que se denota a presença de um estabelecimento romano conservando-se ainda um conjunto de inscrições referentes a uma tribo Galéria.

Faião, seria o núcleo habitacional mais próximo destas ruinas existindo ainda os vestígios de uma via, também de caraterísticas romanas, que ligava Odrinhas e Faião. Dada a sua antiga importância para esta localidade e a sua atual presença, estas ruinas foram no ano de 1950 classificadas como Imóvel de Interesse Público.

As Ruinas de São Miguel de Odrinhas encontram-se espalhadas nas imediações da capela de São Miguel, tendo sido alvo de recolha de objetos desde o século XVI e construído ali mesmo um núcleo de grande visibilidade romana das imediações de Lisboa. Este núcleo não passou despercebido aos investigadores e arqueólogos desde os finais do século XIX e inícios do XX.

Quem visita este local pode observar os muros de uma construção bem romana assim como outros importantes compartimentos. Todos eles fazem a comprovação da existência de uma vila primitiva que foi edificada no século I a.C.. Mais tarde, no século IV d.C. foi construída uma outra da qual ainda se podem vislumbrar os mosaicos do pavimento com desenhos geométricos.

Ainda assim o mais valorizado vestígio destas ruinas é uma dependência ali existente, ou melhor o que resta dela, e que se apresenta com uma planta em forma de ferradura. Nos seus primeiros estudos houve uma grande dificuldade em se saber ao certo a data da sua construção hesitando-se entre a época romana e a paleocristã. Na década de cinquenta do passado seculo D. Fernando de Almeida veio confirmar que se tratava de uma abside de uma basílica cristã que tinha sido edificada no século VI.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal
Um comentário sobre “Ruínas de São Miguel de Odrinhas
  1. ines disse:

    Que tipo de pedra é usada nas ruinas de odrinhas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo