Rio Tejo

O Rio Tejo é o maior rio da Península Ibérica, percorrendo desde a sua origem até ao seu término cerca de mil e nove quilómetros. A sua nascente fica situada na Albarracim em Espanha a uma altitude de mais ao menos 1600 metros. Desagua no oceano Atlântico depois de 260 quilómetros de estuário, em S. Julião da Barra logo a seguir a Lisboa.

Em Lisboa é o conhecido Parque das Nações que tem o privilégio de ser visitado por este rio num trajeto de mais ao menos cinco mil metros. Quem visita este parque tem sempre a facilidade de avistar as águas e as cores do tejo que variam entre o azul e o cinzento.

As suas margens apresentam-se rochosas e abruptas e o seu leito está preenchido com penedias, cascalho e ilhas como é o caso da ilha onde se encontra o Castelo de Almourol. Mas nem tudo são rosas e o tejo ao percorrer as planícies ribatejanas dá origem muitas vezes a grandes inundações consideradas por vezes de catastróficas. Na verdade também estas planícies recebem nateiros de grande fertilidade (uma camada de terra formada por um agregado de partículas bastante finas de argila, areia, limonite e matéria orgânica que pode dar origem a uma rocha sedimentar detrítica).

Já no território português o rio Tejo arrecada os rios Sever, Sorraia e Almansor na sua margem esquerda. Os dois últimos rios referidos apresentam-se com iguais caraterísticas do Tejo uma vez que são rios de planície. Na sua margem direita, o rio Tejo dá abrigo aos Erges, Zêzere entre outros. Estes apresentam um caminho que vem da montanha e o mais importante é o Zêzere com origem na Serra da estrela.

No que se refere ao turismo, o rio em questão consiste num ponto atrativo muito visitado por estrangeiros, mas também por portugueses. Esta curiosidade turística tem a ver com o fato de nele estarem presentes pontos de lazer, praias fluviais e algumas barragens importantes para o lazer e para o desporto.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , ,
Publicado em Rios de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo