Quinta do Monte Sereno

O “Castelo de Betão”, também denominado de “Castelo do Pasteleiro” ou “Castelo de São Gregório” fica localizado em Sintra, na Quinta do Monte Sereno, na floresta, por entre o arvoredo.

Na estrada de São Pedro, antes da fonte de São Pedro, situa-se este edifício acastelado, que se avista, chegando de Lisboa e passando por São Pedro: as antigas ruínas de José Gregório.

História da Quinta do Monte Sereno

Em 1890, José Gregório Casimiro Ribeiro, começou a fazer queijadas.

Quinta do Monte Sereno (Autor: Stephen Brody)

Quinta do Monte Sereno (Autor: Stephen Brody)

Em 1911, juntou-se a um elemento da família das Queijadas da Sapa. Contudo, tal sociedade não funcionou.

Em 1916, estabeleceu-se por conta própria, mediante a Fábrica de Queijadas Recordação de Sintra. (Atualmente, tem um outro nome e, a caminho de Sintra, a figura do Polícia Sinaleiro chama a atenção do turista para as celebérrimas queijadas).

Entre 1925 e 1927, José Gregório manda construir uma pousada, sob a forma de castelo. Tal edificação é outro dos atrativos, paralelamente ao Castelo dos Mouros, ao Palácio da Vila e ao Palácio da Pena, nos montes seguintes da Serra de Sintra.

Meia dúzia de anos volvidos, o projeto é abandonado, tornado inviável por insuficientes recursos financeiros. O castelo revela-se, pois, de estilo moderno, em ruínas e incompleto.

Aquisição da Quinta do Monte Sereno

Já em 1933, é adquirido, mesmo em ruínas, pelo casal Sessel.

Graças ao arquiteto Jorge Santos ergueu-se um novo edifício acastelado, num dos cumes de Sintra, a fim de recolher as tendências do imaginário do Palácio da Pena, do Palácio dos Mouros e do Palácio da Vila.

Está projetado como um escalonamento de pequenos zigurates, nas suas linhas duras verticais de áspero cimento, com formas de estilo Art Déco.

Trata-se de propriedade privada, estando pois, neste momento, em bom estado de conservação e beleza.

Partilha!Share on Facebook103Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com:
Publicado em História de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo