Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes e enigmáticos monumentos da Paisagem Cultural de Sintra.

Situa-se no elegante percurso que ligava o Paço Real ao Palácio e Campo de Seteais, dentro dos limites do centro histórico.

Entre 1898 e 1912 Carvalho Monteiro transformou-a no seu lugar de eleição, conferindo-lhe as características actuais.

Enquanto representação do cosmos, o jardim é aqui revelado pela sucessão de lugares de magia e mistério. A demanda do paraíso é materializada em coexistência com um mundos inferus – um dantesco mundo subterrâneo – ao qual o neófito seria conduzido pelo fio de Ariadne da iniciação. Concretiza-se entre os vários cenários e a representação de uma viagem iniciática, qual vera peregrinatio mundi, por um jardim simbólico onde podemos sentir a Harmonia das Esferas e perscrutar o alinhamento de uma ascese de consciência, em analogia com a demanda do Ser que ressalta das grandes epopeias.

Nestes domínios vislumbram-se referências à Mitologia, ao Olimpo, a Virgílio, a Dante, a Miltom, a Camões, à missão templária da Ordem de Cristo, a grandes místicos e taumaturgos, aos enigmas da Arte Real, à Magna Obra Alquímica.

Esta sinfonia de pedra – cinzelada pelas mãos de construtores de Templos imbuídos num verdadeira espírito de Tradição – revela a dimensão poética e profética de uma Mansão Filosofal Lusa.

[-] Tabela de Conteúdos

Poço Iniciático na Quinta da Regaleira

O Poço Iniciático é uma torre invertida que se afunda cerca de 27 metros no interior da terra, com acesso através de uma monumental escadaria em espiral. Configura-se como um espaço de sagração, de conotações herméticas  e alquímicas, onde se intensifica a relação entre a Terra e o Céu.

Poço Iniciático da Quinta da Regaleira

Poço Iniciático da Quinta da Regaleira

Portal dos Guardiães na Quinta da Regaleira

Estrutura cénica rematada por dois torreões laterais e por um mirante central, sol o qual se dissimula uma das entradas para o Poço Iniciático.

Portal dos Guardiães

Portal dos Guardiães

Oficina das Artes na Quinta da Regaleira

Núcleo destinado inicialmente a dependências dos funcionários, garagem e casa do gerador onde se produzia energia eléctrica que abastecia toda a propriedade.

Oficina das Artes da Quinta da Regaleira

Oficina das Artes da Quinta da Regaleira

Gruta do Oriente na Quinta da Regaleira

Entrada para os percursos subterrâneos com ligação ao portal inferior do Poço Iniciático.

Patamar dos Deuses na Quinta da Regaleira

Alameda que liga a Loggia de Pisões ao Palácio. É marcada pelo alinhamento de estátuas de divindades clássicas, figurando Fortuna, Orfeu, Vénus, Flora, Ceres, Pã, Dionísio, Vulcano e Hermes.

Capela na Quinta da Regaleira

A Capela, neomanuelina, evidencia um rico programa iconológico, tendo como tema central o ciclo mariano e cristico, com destaque para as cenas de Anunciação e da Coroação de Maria. O seu simbolismo alude ainda à Ordem de Cristo, herdeira da missão Templária. A cripta tem um acesso subterrâneo com ligação ao Palácio.

Capela

Capela da Quinta da Regaleira

Estufa na Quinta da Regaleira

A paixão de Carvalho Monteiro pela Botânica é bem presente neste templo dedicado à deusa Flora. A fachada ostenta um painel de azulejos que representa seis sacerdotisas oficiando um rito de fertilidade.

Fundação Cultursintra

Sede da instituição de utilidade pública que tem como objectivo criar, divulgar e acessibilizar a cultura no concelho de Sintra.

Imagens da Quinta da Regaleira

Invalid Displayed Gallery

Vídeo da Quinta da Regaleira

http://www.youtube.com/watch?v=r6veonddbTg

Partilha!Share on Facebook287Share on Google+5Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest100Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo