Praça Luís de Camões (Lisboa)

Uma das maiores praças da cidade de Lisboa é conhecida pelo nome de Praça de Luís de Camões. Muitos também a reconhecem pelo nome de Largo de Camões ou ainda por Praça Luís de Camões. Mas Lisboa, como todos nós sabemos, é uma cidade muito grande e se pretende visitar esta praça é conveniente que saiba que esta se localiza no tão falado Bairro Alto.

Este bairro fica situado numa das freguesias da citada cidade: a freguesia da Encarnação. Mas vamos melhor localizar esta praça. Ela encontra-se situada no já referido bairro mesmo em frente a um hotel com o mesmo nome do bairro que a alberga. Nesta praça pode ainda ser localizado o consulado geral do Brasil.

História da Praça Luís de Camães

O título que foi atribuído a esta praça justifica-se pela estátua que aí pode ser observada mesmo no seu centro e que foi mandada construir em homenagem ao grande poeta português Luís de Camões, o autor da grandiosa obra, os Lusíadas. Segundo se sabe, a referida estátua foi inaugurada no dia nove de Outubro do ano de 1867. A razão que levou à sua construção e instalação esteve relacionada com a necessidade de enaltecer o patriotismo pretendido pela Comissão Central de Dezembro de 1640.

Uma das maiores praças da cidade de Lisboa é conhecida pelo nome de Praça de Luís de Camões, ou Largo de Luís de Camões (Autor: Luca Galuzzi)

Uma das maiores praças da cidade de Lisboa é conhecida pelo nome de Praça de Luís de Camões, ou Largo de Luís de Camões (Autor: Luca Galuzzi)

Por baixo da estátua deste grande escritor podem ser presenciadas outras oito estátuas todas fazendo referencia a grandes personalidades da literatura portuguesa. Assim podemos ver as estátuas de Fernão Lopes, Pedro Nunes, João de Barros, Azurara, Sá Menezes entre outras.

Nesta praça existe também um grande parque de estacionamento subterrâneo que aquando da sua construção foram descobertas algumas ruinas de alguns Casebres do Loreto que datavam do século XIX e ainda algumas construções do Palácio do Marquês de Marialva que data de meados do século XVII. Presentemente, e quem desce até ao referido parque, tem a oportunidade de poder vislumbrar e apreciar algumas fotografias que relatam parte da história e das descobertas realizadas nesse mesmo local. O espólio que foi também encontrado nessa altura encontra-se exposto podendo também ser observado.

Estátua da Praça Luís de Camães

Como já foi referido é a estátua do tão conhecido escritor Luís de Camões que empresta o seu nome a esta praça. Numa praça calcetada com pedra portuguesa, pode no seu centro ver-se imponente uma estátua em bronze. Foi a sua colocação que deu em outros tempos origem a uma praça urbana classificada por muitos como bela e discreta. A arrumação desta estátua pretendia também emprestar à cidade conceitos de cidadania traduzidos pela figura de um herói e de um poeta que fora exilado e que havia falecido na pobreza e completamente sozinho.

Quem deu vida à tão imponente estátua foi o escultor de nome Vítor Bastos que a construiu com cerca de seis metros de altura. Ela encontra-se em cima de um pedestal em pedra com sete metros e meio e este tem a forma de um paralelepípedo. De salientar que é sobre as suas arestas que se encontram as restantes estátuas menos majestosas que a principal mas que também fazem parte da história do nosso país.

Partilha!Share on Facebook377Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Praças de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo