Praça dos Touros

Abiul é uma vila que pode ser encontrada num vale rodeado de outeiros bem na base da Serra do Sicó. Dentro da freguesia onde se localiza Abiul passa a ribeira do Seiçal e o maior esplendor desta localidade teve o seu pico máximo nos seculos XIII e XVIII. O nome desta povoação deve-se à atribuição da primeira carta foral datada do ano de 1167 que havia sido concedida pelo rei D. Afonso Henriques a Diogo Peariz e sua esposa de nome Examena.

Mais tarde dá-se o falecimento do casal que não deixara descendência tendo a vila ficado pertence da coroa. Mais tarde foi propriedade do Mosteiro de Lorvão e é a partir da data em que esta vila faz parte dos pertences dos Duques de Aveiro que se verifica um gradual crescimento. Estes duques mandam então proceder à construção de um hospital, igrejas, capelas e ainda a Misericórdia.

É nesta terra que se pode ver a mais antiga praça de touros de Portugal tendo sido manda construir na era de seiscentos. A praça tinha um redondel com muros de pedra e os curros bem como os alçados das bancadas eram presos com troncos de pinheiro. As lides tauromáquicas realizaram-se ali até ao ano de 1898 tendo depois sido construída outra praça que a veio substituir. Durante as citadas atuações, as ruas que se mostravam à volta da praça eram fechadas com carros de bois e toros de pinho. Esta praça considerada a mais velha do nosso país é cartão-de-visita das terras de Sousel e Pombal de fazem parte do mesmo concelho de Abiul.

As maiores e as principais praças de touros encontram-se da Europa, principalmente em Espanha e em Portugal, assim como na América do Sul, Central e México. Em Portugal podemos referir como mais conhecidas ou de maior importância a Praça de Touros de Abiul, a Praça de Toiros do Campo Pequeno em Lisboa e a Praça de touros de Vila Franca de Xira.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo