Praça do Duque de Saldanha

A Praça Duque de Saldanha fica localizada na freguesia de São Jorge de Arroios, em São Sebastião da Pedreira, na cidade de Lisboa.

Como acessos, existem os Autocarros da Carris com os números 16, 36, 44, 83, 91, 718, 726, 727, 732, 738, 742 e 745, e a Linha Amarela do Metro.

Atualidade e Funcionalidade da Praça Duque de Saldanha

A Praça Duque de Saldanha, também simplesmente denominada de Saldanha, revela ser uma praça movimentada, que tem sofrido obras de modificação, ao longo dos tempos.

É por ter sofrido obras várias de modificação que, apesar de já ter sido ladeada por belos edifícios, agora se apresenta diferente do que já foi.

Muitos dos edifícios foram destruídos, tendo dado lugar a outros de linhas bem mais modernas, tais como centros comerciais, o Atrium Saldanha e o Dolce Vita Monumental, que são muito frequentados, muito particularmente à hora do almoço, pelos trabalhadores da área.

A Pastelaria Versailles também se localiza lá, constituindo um dos mais belos cafés da cidade.

História da Praça do Duque de Saldanha

A Praça adquire o nome de Praça Duque de Saldanha graças à decisão de, em 1889, se erigir um monumento a João Carlos Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha de Oliveira Daun, Conde, Marquês e Duque de Saldanha. Todavia, demorou cerca de vinte anos até à sua inauguração.

Tal foi possível, mercê da promulgação, no dia 13 de agosto de 1889, de uma lei que estabelecia que se erigisse um monumento ao célebre oficial, “para recordar aos vindouros os seus relevantes serviços à pátria e à liberdade”, tendo exercido influência para tal, na Câmara dos Pares, D. Luís da Câmara Leme, antigo ajudante de campo do marechal.

Quem foi esta figura eternizada em estátua? Foi uma das personalidades de vulto do século XIX, tendo participado, principalmente, nas guerras napoleónicas, liberais e nas guerras do Brasil. Fez-se sentir a sua influência em domínios como o político, o diplomático e as áreas científico-naturais.

A estátua teve a autoria de Tomás Costa e de Miguel Ventura Terra, no século XX e, após conclusão dos trabalhos, com inauguração a 18 de fevereiro de 1909, com grande solenidade, com a presença do rei D. Manuel.

Imagem 8 - Praça do Duque de Saldanha

Imagem 8 – Praça do Duque de Saldanha

Descrição da Estátua na Praça do Duque de Saldanha

A estátua combina o bronze e a pedra. Apresenta uma figura alegórica feminina, em bronze, figura a vitória alada concretizada no empunhar de uma espada.

A estátua transmite-nos o movimento, a energia e o vigor de um chefe militar, com farda, de pé.

A mão direita da estátua chama-nos a atenção, ordenando, na mão esquerda, a espada. Já o braço esquerdo, ligeiro, transporta um manto, sugerindo  sumptuosidade.

A estátua encontra-se implantada na Praça Duque de Saldanha, virada para a Avenida Fontes Pereira de Melo, quase como se a recebesse. No horizonte, e atrás de si, revela-se a Avenida da República.

Imagem 5 - Praça do Duque de Saldanha

Imagem 5 – Praça do Duque de Saldanha

A Praça do Duque de Saldanha na Atualidade

Num eixo contínuo, ligam-se urbanidades, avenidas e bairros de nova construção, evocando o antigo passeio público, ligando-o ao Jardim do Campo Grande, na malha viária.

A Praça apresenta, pois, todo um conjunto de vias e acessos, um conjunto edificado e áreas arborizadas.

Imagens da Praça do Duque de Saldanha

Vídeo da Praça do Duque de Saldanha

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Praças de Portugal
2 comentários sobre “Praça do Duque de Saldanha
  1. Rogério Maciel disse:

    Quem escreve com a idiotisse do Abôrto ôrtográfico , Não pode Amar Portugal !
    Ponto Final

  2. HistoriaDePortugal.info disse:

    ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo