Praça de D. Pedro IV

Situada na zona do Rossio, a Praça de D. Pedro IV conhecida pela maioria das pessoas pelo mesmo nome do local onde está situada, ou seja, Praça do Rossio, leva na verdade o nome do personagem representado na estátua que se ergue no seu centro (o rei D. Pedro IV).

Desde há mais de seis séculos que a Praça D. Pedro IV tem assistido a diversos acontecimentos memoráveis da cidade de Lisboa.

Aí se realizaram festivais, autos-de-fé (durante a Inquisição), paradas militares e até touradas.

Nos nossos dias, esta praça tem sido por diversas vezes o palco de vários comícios políticos e de algumas manifestações.

Praça de D. Pedro IV (Autor: Georges Jansoone)

Praça de D. Pedro IV (Autor: Georges Jansoone)

Com o terramoto de 1755, e a reconstrução que se seguiu, a Praça D. Pedro IV passou a estar rodeada por uma série de edifícios pombalinos que foram aproveitados para o comércio.

Hoje, muito do movimento da cidade de Lisboa passa também por aqui, em grande parte devido à proximidade da Estação do Rossio.

No lado norte da praça podemos também encontrar o Teatro Nacional D. Maria II.

A sul encontramos um gracioso arco que é uma obra da arquitetura pombalina dos finais do século XVIII.

Esse arco estabelece a ligação com a Rua dos Sapateiros. A Praça D. Pedro IV delimita a norte a Baixa Pombalina.

Em 1889, foram colocadas na praça duas fontes monumentais, tendo ficado situadas uma de cada lado da coluna. Hoje em dia, podemos vê-las coloridas pelas flores que as tradicionais floristas do Rossio vendem ali.

O chão da Praça D. Pedro IV é também uma verdadeira obra de arte da típica calçada portuguesa, feita com pedras de calcário pretas e brancas, com padrões ondulantes, tendo sido um dos primeiros pavimentos de Lisboa com este desenho.

Ao longo destes seis séculos de história da existência desta praça, surgiram muitas alterações no estilo de vida das pessoas que a frequentam. No entanto, permanecem até aos nossos dias muitas das tradições de outrora.

Por exemplo, ainda hoje, muitos lisboetas continuam a frequentar o Café Nicola, que fica no lado ocidental da praça e que em tempos foi frequentado por Bocage, ou então a Pastelaria Suiça, que fica do lado oriental da praça. Nesta zona, viveu também um dos grandes escritores portugueses, Eça de Queiroz.

A Estátua Que Lhe Dá o Nome

D. Pedro IV de Portugal, primeiro Imperador do Brasil independente foi um homem no qual eram reconhecidas várias qualidades tais como a Sabedoria, a Força, a Justiça e a Moderação.

Por isso, quando se mandou fazer uma estátua em sua homenagem, que iria embelezar o centro da praça, ficou decidido que na base de sustentação estas quatro qualidades seriam representadas alegoricamente na imagem de quatro mulheres.

Há quem sustente a ideia que esta estátua foi inicialmente concebida em homenagem ao imperador Maximiliano do México e que, visto que este foi fuzilado em 1867, pouco antes de estar terminada, esta foi prontamente reaproveitada para o projeto de revitalização do Rossio, cuja inauguração se realizou em 1870.

Essa ideia vem das semelhanças da estátua do rei com a figura do imperador mexicano. Além disso, diz-se que a estátua foi colocada sobre uma coluna com 27,5 metros de altura para que não se notassem as diferenças.

Mas, essa é apenas uma lenda urbana e não passa disso. Os escudos nos botões, a Carta Constitucional e o colar da Torre e Espada são provas incontestáveis de que a estátua é mesmo portuguesa.

Além disso, durante as obras de restauro realizadas em 2001, foram encontradas outras provas de que essa é realmente uma estátua representativa de D. Pedro IV.

Praça de D. Pedro IV é Paragem Obrigatória

Hoje a Praça D. Pedro IV respira beleza, cultura e comércio, e perante a dificuldade em traçar um roteiro turístico para quem visita Lisboa, devido à grande riqueza cultural e histórica da cidade, mesmo assim, este será sempre um dos lugares recomendados porque, no fundo, esta praça é um resumo de toda a cidade medieval e contemporânea.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Praças de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo