Portalegre (Portugal)

Portalegre fica localizado num dos flancos da Serra de São Mamede, que é uma cadeia montanhosa com uma grande diversidade de fauna e flora, considerada Parque Natural.

Aí, é possível encontrar animais como veados, javalis selvagens e águias, em florestas de castanheiros e de carvalhos.

Esta riqueza torna Portalegre incontornável sob o ponto de vista do património natural e da conservação da natureza, com uma qualidade ambiental considerável.

A cidade de Portalegre é a capital do distrito de Portalegre, com cerca de 15.800 habitantes. Sede de um município com área de 446,24 km², está dividido em 10 freguesias.

Origem Histórica de Portalegre

Portalegre foi povoado em tempos pré-históricos e é de origem romana, com belas casas da Renascença e do período barroco.

Foi D. João III que elevou Portalegre à categoria de cidade, em 23 de maio de 1550.

Portalegre fica localizado num dos flancos da Serra de São Mamede, que é uma cadeia montanhosa com uma grande diversidade de fauna e flora, considerada Parque Natural (Autor: Stegop)

Portalegre fica localizado num dos flancos da Serra de São Mamede, que é uma cadeia montanhosa com uma grande diversidade de fauna e flora, considerada Parque Natural (Autor: Stegop)

Em 18 de julho de 1835, Portalegre torna-se capital de distrito.

Atividades Recomendadas em Portalegre

Para usufruir do património natural é, de todo, aconselhável a realização de percursos pedestres no Parque Natural que atravessa o concelho. Há vários percursos pedestres:

– o percurso pedestre das Carreiras;

– o percurso pedestre do Reguengo.

Para a realização de ambos os percursos, existem folhetos informativos com a interpretação do percurso, sinalizados no terreno.

Existem, também, miradouros de onde é possível apreciar a riqueza paisagística:

– o Miradouro de Santa Luzia, localizado na Serra de Portalegre, a 670 metros;

– o Miradouro da Penha, localizado na Serra da Penha;

– o Pico de S. Mamede, localizado a 1025 metros de altitude, o ponto mais alto do continente português, a sul do Tejo. Daqui é possível apreciar a barragem da Apartadura, a Vila de Marvão, a Serra da Estrela e parte da Extremadura Espanhola. Muito interessante sob o prisma da geologia, possui calcários e quartzitos, grauvaques e xistos, o que proporciona solos diferentes;

– o Miradouro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, com uma boa paisagem do Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Património Cultural em Portalegre

Para os apreciadores das manifestações humanas, Portalegre dispõe de vários edifícios interessantes:

– O Castelo de Portalegre – localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Portalegre. Defendia a raia alentejana frente a Castela. Cria um contraste cromático interessante, com o escuro das muralhas e o branco da cal das casas;

– A Sé Catedral – Este é um templo dedicado a Nossa Senhora da Assunção, com construção principada a 14 de maio de 1556;

– O Museu Municipal – Possui um espólio considerável especialmente oriundo de 2 conventos antigos de Portalegre, Santa Clara e S. Bernardo, bem como de doações particulares;

– A Casa Museu José Régio – Nesta coleção do poeta há um lugar de eleição para as coisas simples da arte popular, onde coexistem peças de arte sacra do quotidiano rural.

Portalegre Como Destino Turístico

Para o turista, existem mais de meia dúzia de hotéis onde ficar e restaurantes onde comer. Existem, igualmente, cerca de 5 bares propícios à diversão noturna.

Imagens de Portalegre

Vídeo de Portalegre

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Freguesias de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo