Ponte Velha de Quelfes

Num local bem rural do Sotavento Algarvio podem ser encontrados inúmeros minifúndios ribeirinhos, mas também a ribeira de Quelfes. Por cima desta ribeira é possível vislumbrar uma ponte, conhecida como a Ponte Velha de Quelfes.

A citada, foi uma estrutura viária, datada da época romana e apresenta hoje uma grande importância naquela zona no que se refere à comprovação da existência daquele longínquo povo.

Se voltarmos aos tempos em que ela foi construída, podemos afirmar que a sua importante função original fazia-se sentir no quadro viário daquela época. Para tal contribuíam também outras pontes como é o caso da Ponte de Tôr, da Ponte de Retorta, da Ponte velha de Montemor e da Ponte do Álamo. Todas estas infraestruturas juntas vêm comprovar a intensa romanização do concelho de Olhão.

Como já foi dito a sua construção remonta à época romana mais exatamente ao seculo I. A estrutura que ali se apresentava era bastante modesta, acreditando-se hoje, que ela era uma ponte de passagem, pertencente a uma estrada secundária e que fazia a ligação entre diversas zonas agrarias e ao mesmo tempo privadas. Mas voltando à sua estrutura, ela apresenta apenas um arco com uma rampa dupla ascendente e com um ponto máximo de elevação acima do eixo vertical do arco. O arco, é organizado inferiormente por grandes silhares de pedra bem arranjada e salientes nos pés-direitos.

Nos arredores da ponte ainda existem algumas estruturas que componham na altura o escoamento das águas dos tempos romanos. São todos estes dados, em conjunto com o abundante material romano que foi retirado naquela zona, que faz com que se acredite na presença real de obras romanas.

Passados muitos seculos, este monumento foi dotado de carácter emblemático dado que nos seus arredores se travou uma batalha entre os habitantes de Olhão e os habitantes de Moncarapacho e ainda das tropas francesas. Foi no ano de 1989 que ali foi colocada uma placa que fazia alusão a essa batalha e cujo objetivo era fazer a sua comemoração.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Pontes de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo