Ponte Filipina de Carenque de Baixo

A Ponte Filipina de Carenque de Baixo trata-se de uma Ponte de Arquitetura Filipina de grande importância na freguesia da Venteira (Autor: Paulo Jorge de Oliveira Martins, IPPAR)

A Ponte Filipina de Carenque de Baixo trata-se de uma Ponte de Arquitetura Filipina de grande importância na freguesia da Venteira (Autor: Paulo Jorge de Oliveira Martins, IPPAR)

A Ponte Filipina de Carenque de Baixo trata-se de uma Ponte de Arquitetura Filipina de grande importância na freguesia da Venteira, na cidade da Amadora.

Funcionalidade da Ponte Filipina de Carenque de Baixo

É por cima desta Ponte Filipina de Carenque de Baixo, monumento único desta época no Município da Amadora, que se faz sentir a circulação do trânsito entre a Amadora e Queluz.

História da Ponte Filipina de Carenque de Baixo

Esta ponte terá sido construída no século XVII e apresenta enorme valor histórico e arquitetónico para a cidade. É uma Ponte de Arquitetura Filipina, com muita importância na cidade da Amadora. É ela que procede à ligação, no limite do Município da Amadora até Queluz, sobre a Ribeira de Carenque.

Num marco em pedra, na ponte, consegue ler-se:

“Esta ponte foi mandada fazer pelo Senado de Lisboa à custa do real do povo, 1631”.

Nesse tempo, a ponte localizava-se no curso da antiga estrada Lisboa-Sintra, a atual Rua D. Pedro IV.

A ponte sobre  Ribeira de Carenque foi, então, construída com recurso ao Real do Povo, imposto que incidia sobre produtos essenciais, por ordem do Senado de Lisboa.

Foi, também, conhecida como Ponte Velha, Ponte do Catita ou Ponte do Lido, por estar localizada nas proximidades do cinema Lido. Constituiu um ponto de passagem obrigatória situada no complexo de estradas da região próxima da cidade de Lisboa, pois situava-se em plena Estrada Real, numa estrada que ligava a capital a Sintra e muito próxima da quinta da família Corte-Real.

Depois, constituiu a ligação fundamental a Queluz, onde se edificou o palácio real. Atualmente, ainda é um marco importante, por representar o limite entre os concelhos da Amadora e de Sintra.

Características da Ponte Filipina de Carenque

Revela-se como uma construção com proporções medianas, com carácter fundamentalmente utilitário.

Apresenta dois arcos de volta perfeita, desiguais entre si, que suportam o tabuleiro, de cavalete pouco acentuado.

Em cima do fecho do arco, há a base retangular de uma cruz desaparecida. A sua moldura enquadra o letreiro respeitante à sua data de construção, bem como ao patrocínio da obra.

No meio dos dois arcos, há um talhamar, em forma de triângulo, de pequenas dimensões, com a função de canalizar as águas aquando de épocas de maior caudal.

História da Ponte Filipina de Carenque de Baixo

Muitas vezes despercebida ante a atenção do transeunte, constitui uma edificação historicamente importante na região de Lisboa. Isto, porque é sobejamente conhecida a atenção que vários poderes atribuíram às comunicações terrestres entre Lisboa e o mundo mais rural, no decurso dos séculos XVI e XVII.

Se bem que a avaliação das pontes erigidas ou reconstruídas ainda esteja por fazer, são do domínio público, outros bons exemplos em concelhos limítrofes.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Pontes de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo