Ponte de Vilar de Mouros

Ponte de Vilar de Mouros é perto da foz do Coura, mais propriamente no Alto Minho, que se pode ainda vislumbrar uma muito antiga via com caraterísticas medievais e que cruzava o rio. Este caminho fazia a ligação entre as localidades de Caminha e Valença, bem como à fronteira galega, passando por um número de localidades que no seu caminho se espalhavam.

Em termos de construção, esta ponte pode ser considerada como sendo um protótipo das pontes góticas a nível nacional. Quem a esta ponte se refere, afirma que ela é muito parecida com a estrutura e com o estilo da ponte de Ponte de Lima que é um verdadeiro exemplo de um modelo de uma ponte gótica existente no norte de Portugal.

A ponte em questão apresenta três arcos, sendo que o central se apresenta com maiores dimensões. Ela é a confirmação do racionalismo e do equilíbrio do final da Idade Média, mas também da sua modéstia, não apresentando torres ou ameias, apenas guardas laterais e um murete. Também o existente número de vãos veio atestar o estatuto secundário da obra. Face a tudo isto pode-se dizer que ao ser construída a Ponte de Vilar de Mouros se simplificou o modelo da ponte de Ponte de Lima assim como de outras pontes daquelas zonas.

É difícil saber qual a data exata da construção desta ponte, uma vez que a tecnologia usada nesta altura (Baixa Idade Média) teve uma duração de cerca de dois séculos ou mais. Quanto à definição dos grupos estilísticos a dificuldade prende-se como mesmo fato. Ainda assim há quem indique os finais do século XIV e início do século XV como data provável da sua edificação. Aníbal Ribeiro, refere até que a reforma gótica deste monumento é da segunda parte do século XIV e surgiram em sequência das grandes obras desenvolvidas por D. Pedro I.

Presentemente, a ponte em questão, ainda serve as funções para as quais foi edificada. Faz parte da Estrada Nacional 301 e é restaurada pontualmente de forma a fazer a preservação dos elementos originais.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Pontes de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo