Ponte de São Gonçalo (Amarante)

A Ponte de São Gonçalo é uma ponte que une as duas margens do rio Tâmega, em Amarante, no distrito do Porto, Portugal. É através desta ponte que se faz a entrada para o belo centro histórico desta cidade.

Estima-se que a construção original da Ponte de São Gonçalo tenha ocorrido por volta do ano de 1250, apesar de muitos acharem que, já antes disso, existia neste local uma ponte mais antiga. Esta crença está relacionada com o fato de aqui passar uma via Romana que fazia a ligação de Amarante às cidades de Braga e Guimarães, ou seja, é muito provável que antes de 1250 existisse neste local uma ponte romana.

A actual Ponte de São Gonçalo foi construída durante o século XVIII. A sua construção deveu-se à ocorrência da derrocada da ponte anterior a 10 de fevereiro de 1763. Nessa altura, após a derrocada, as imagens do Cristo Crucificado e de Nossa Senhora da Piedade que se encontravam situadas no cruzeiro de granito existente mesmo no centro da ponte, foram transferidas para a Igreja de São Gonçalo. A reconstrução da ponte começou em 1782, tendo esta sido aberta ao trânsito em 1790.

Um dos fatos históricos com maior relevância relacionados com a Ponte de São Gonçalo, data do ano 1809, durante as Invasões Francesas, tendo aí decorrido a chamada “Defesa da Ponte de Amarante”. Nessa altura, as tropas portuguesas sob o comando do general Silveira conseguiram imobilizar durante um tempo considerável as tropas do general Soult, ao longo das margens do Tâmega, impossibilitando assim que as tropas francesas comunicassem com os seus compatriotas que se encontravam em Espanha, o que permitiu que o exército português, juntamente com as tropas inglesas, se reorganizasse.

Apesar de ao fim de algum tempo as tropas francesas conseguirem vencer a milícia portuguesa que se encontrava junto à ponte de São Gonçalo, a resistência que sofreram aí foi preponderante para a vitória final dos exércitos aliados anglo-lusitanos.

Atualmente, a Ponte de São Gonçalo, em Amarante, encontra-se classificada como Monumento Nacional desde o ano de 1910.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Pontes de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo