Poço Iniciático (Quinta da Regaleira)

Se vai dar um passeio e a zona escolhida é a Quinta da Regaleira e se gosta de visitar locais com história e com beleza o Poço Iniciático é um dos monumentos a não esquecer.

Este é um lugar emblemático, que faz parte desta quinta e que é composto por uma galeria subterrânea em forma de espiral e que está sustentada por diversas colunas esculpidas.

A galeria mede cerca de vinte e sete metros e podem observar-se nove patamares por onde se pode descer até ao seu local mais profundo. Estes patamares são separados entre si por lanços de degraus compostos por quinze.

História do Poço Iniciático

Segundo a história deste poço é percorrendo os referidos patamares que se desce às profundezas da terra ou em sentido contrário se sobe ao céu. A descida ou a subida tem a ver com a escolha da natureza do percurso iniciático escolhido. Segundo a mesma explicação e também segundo a Divina Comédia de Dante são os nove patamares que evocam os nove círculos do Inferno, ou ainda as nove divisões do Purgatório ou os nove céus do Paraíso.

A ideia fundamental traduzida por este poço é apenas a de morrer e nascer novamente segundo um ritmo que está ligado à terra. Esta ligação à terra tem a ver com a tradução de que a terra é o útero materno onde começa a vida, mas igualmente a sepultura onde esta acabará.

Se gosta de visitar locais com história e com beleza o Poço Iniciático é um dos monumentos a não esquecer (Autor: Hugo Lopes)

Se gosta de visitar locais com história e com beleza o Poço Iniciático é um dos monumentos a não esquecer (Autor: Hugo Lopes)

No seu fundo pode ser visualizada a Ordem Rosa-Cruz construída em mármore. Esta rosa é uma rosa-dos-ventos com oito pontas, quatro delas maiores que simbolizam os pontos cardeias principais e mais quatro de tamanho menor que representam os pontos colaterais. Esta rosa encontra-se sobreposta à cruz templária, que consiste num emblema heráldico de Carvalho Monteiro.

O poço intitula-se de iniciático porque se confia que este era usado nos rituais de iniciação à maçonaria. O simbolismo dos mesmos nove patamares pode ser descoberto na obra Conceito Rosacruz do Cosmos.

Este abismo encontra-se ligado por diversas galerias e/ou túneis a outros locais da quinta de igual beleza como é o caso da entrada dos guardiões, do lago da cascata e do poço imperfeito. Sabe-se que em outros tempos estes túneis foram habitados por morcegos e que hoje já não existem em consequência de terem sido afastados pelo grande número de turistas que se deslocam a este local. Os citados túneis encontram-se revestidos por pedra importada da região de Peniche dando a imagem de um mundo submerso.

Quinta da Regaleira

Mas já que se fala na Quinta da Regaleira temos que referir que esta pode ser visitada na zona de Sintra muito perto de Lisboa. Totaliza um admirável jardim, onde podem ser vislumbradas árvores exóticas e uma abundante vegetação. A citada vegetação integra de forma bastante harmoniosa uma vegetação autóctone que completam um curioso percurso com particularidades cenográficas oferecendo a ideia de uma viagem com cariz iniciático ou seja de uma passagem para outra dimensão.

Os passeios pelos seus jardins fazem-se através de caminhos de ascensão, desde as zonas delicadas até à floresta espontânea, onde a vegetação foi plantada sem qualquer ordem e ao gosto da sensibilidade romântica existente no século XIX.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Monumentos de Portugal, Quintas de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo