Poço Cisterna Árabe de Silves

Foi durante a década de oitenta que a Câmara Municipal de Silves fez uma grande descoberta, o Poço Cisterna Árabe de Silves. Ao se proceder a obras de remodelação numa casa de habitação que havia sido construída durante o século XIX (e onde se pretendia construir um refeitório municipal) deram-se por descobertos vestígios arqueológicos que datavam do tempo do povo árabe.

Os dados arquitetónicos encontrados em Silves estavam em perfeitas condições de conservação e trata-se de um reservatório de água construído durante os séculos XII e XIII pelo povo árabe.

Na altura deram ao achado o nome de Poço Cisterna e este apresentava-se uma forma circular medindo cerca de três metros de diâmetro e dezoito de profundidade. À sua volta encontra-se uma escadaria em caracol que permitia o acesso a vários nichos dispostos ao seu redor e que possibilitava na altura a chegada à água, quando esta descia de nível, de forma relativamente fácil.

Os arqueólogos ao dedicarem-se à investigação deste poço tiveram a possibilidade de vir a conhecer de forma mais correta o período em que decorreu a ocupação islâmica daquela zona. No entanto, no local onde a cisterna foi construída existiam vestígios de materiais de construção de épocas antecedentes à ocupação islâmica e um enorme espólio que fazia alusão aos períodos tardo-romano e visigótico-bizantino o que vieram testemunhar também a continuação da ocupação desta zona pela Alta Idade Média.

Segundo se sabe foi no final do Século XII que este espaço foi construído com a sua forma atual. Este encontra-se muito perto de uma torre albarrã de construção almóada o que veio confirmar que depois da primeira conquista da cidade feita por D.Sancho I houve neste local obras de reforma urbanística que conferiu à cidade a sua principal entrada.

O encontrar do poço cisterna bem como outros achados em outros locais diferentes de Silves deu origem à construção, por parte da autarquia, do Museu Municipal de Arqueologia que foi inaugurado em 1990.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo