Península Ibérica

A Península Ibérica é uma zona geográfica do hemisfério norte que está situada na parte mais ocidental do continente europeu, na região do sudoeste, sendo o Cabo da Roca em Portugal o seu ponto mais extremo.

É a segunda península de maior área, depois da península escandinava e, junto com a península itálica e a península Balcânica, formam o conjunto das três grandes formações peninsulares do continente, no que toca ao setor meridional.

Seu nome pode ser originário das tribos dos iberos, antigos povos pré-românicos que moravam nesta zona, mas também se deve à designação feita pelos gregos que provavelmente derivaram este nome do rio Ebro (Iberus) para catalogar as tribos que ocuparam os territórios perto deste rio e do Huelva.

De formato aproximado de trapézio, encontra-se limitada naturalmente pelo oceano Atlântico a norte, oeste e sul, pelo Mar Mediterrâneo a sul e a este e está comunicada com a África através do Estreito de Gibraltar.

A porção de terra que liga a península com o continente europeu está constituída pelo istmo que se conhece sob o nome da Cordilheira dos Pirenéus.

Devido a sua estratégica localização, a Península Ibérica foi desde cedo um local favorável de passagem e para a fixação de diferentes povos ao longo de sua história.

Imagem de satélite da Península Ibérica.

Imagem de satélite da Península Ibérica.

No que respeita a sua divisão geopolítica, a Península Hispânica (denominação também utilizada) está formada pelos países da Espanha, Portugal, o território de Gibraltar, cuja soberania ultramarina pertence ao Reino Unido, o país da Andorra e uma pequena parte da França.

Apresenta predomínio de planaltos rodeados de cadeias montanhosas que são atravessadas por importantes rios.

Destacam-se aqueles que depositam suas águas no oceano Atlântico, os rios Tejo, o Douro, o Guadiana e o Guadalquivir.  O rio Ebro, vaza no Mar Mediterrâneo.

Ocupação Histórica da Península Ibérica

Dada sua importância como ponto de passagem entre os dois continentes, a Península Ibérica apresenta signos evidentes de ocupação precoce ainda dos tempos pré-românicos, com a presença de povos celtas, tartessos e cónios.

O povo grego denominou-a primeiramente como Ibéria, mas logo, com o processo expansionista do império romano, no século IV a. de C., passaria também a ser conhecida como Hispânia.  Já no século III d. C. a península apresenta uma organização administrativa de tipo provincial.

Sob o mando do Imperador Diocleciano o território peninsular encontra-se dividido nas cinco províncias Tarraconense, Cartaginense, Bêtica, Lusitânia e Galêcia, nomes que ainda perduram na memória histórica ibérica.

Esta nova divisão persistiria até o fim do império romano e a invasão dos povos germânicos, sobretudo de origem sueva e vândala.

No período da Reconquista com a expulsão dos muçulmanos a região denominada por eles sob o nome de Al-Andalus, começou sua configuração aproximada dos territórios atuais.  Portugal, antes conhecido como o Condado Portucalense, surge como estado no século XII e é confirmado com a Bula Papal Manifestis Probatum, pronunciada pelo Papa Alexandre III.

Posteriormente, no fim do século XV surgem os fundamentos do que resultaria conhecido como o território da Espanha, com motivo da união em casamento do Rei Fernando II de Aragão com a Rainha Isabel I de Castela, estados que unidos aos outros reinos de Leão, Astúrias e Navarra, estabeleceram a configuração atual do país espanhol que possui a maior extensão das terras peninsulares.

Configuração Atual da Península Ibérica

Hoje, a Península Ibérica está conformada pelos países de Espanha, que ocupa a maior parte do espaço peninsular e cuja língua oficial é o castelhano; Portugal, localizado no oeste e cuja língua é o português; o Principado de Andorra, entre Espanha e França, ao norte da Península e cuja língua é o catalão; a Alta Cerdanha, região sul francesa e cuja língua é o francês; e finalmente o Gibraltar que pertence ao estado britânico e cuja língua oficial é a inglesa.

Atualmente a Península Ibérica forma parte da União Europeia junto com os outros países que conformam o continente.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em História de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo