Pedro Álvares Cabral

Alguns meses depois de Vasco da Gama chegar da Índia, e de acordo com as informações que este dera ao rei português, foi preparada uma nova armada com ordens de fazer a guerra se fosse necessário, para além de estabelecer relações comerciais na região. Pedro Álvares Cabral comandava treze naus com cerca de 1200 homens.

Propositadamente ou devido a uma tempestade, a armada fez um maior desvio para ocidente e a 22 de Abril de 1500 foi avistada terra firme.

Pedro Álvares Cabral ordenou o regresso a Portugal de uma nau com a famosa «Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel I», relatando a descoberta da Terra de Vera Cruz (mais tarde designada de Brasil).

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral

Esta descoberta e o controlo da costa brasileira tornar-se-ão fundamentais para manter a segurança da navegação para a Índia.

O Brasil é integrado no Império sem um plano definido, o que não impediu D. Manuel de ordenar a sua exploração económica e consequente colonização.

Nesta época, a importância do Brasil é sobretudo estratégica. Só depois de 1530 é que haverá uma exploração económica do Brasil, sobretudo com a produção de açúcar.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História, Ilustres de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo