Parque Florestal de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto fica situado na Serra de Monsanto, no concelho de Lisboa. Só este parque florestal ocupa cerca de dez por cento da área total do concelho de Lisboa, ou seja, aproximadamente mil hectares.

O Parque Florestal de Monsanto integra as freguesias de Campolide, Ajuda, Benfica, São Domingos de Benfica, São Francisco Xavier, Alcântara e Santa Maria de Belém.

Podemos assim dizer que o Parque Florestal de Monsanto é hoje o principal pulmão da capital portuguesa.

Neste parque existem alguns espaços lúdicos tais como Parques de Merendas, Parques Recreativos e Parques de Campismo.

Estes espaços proporcionam aos habitantes da capital a possibilidade de participar em actividades ao ar livre, peças de teatro, concertos, feiras, exposições e algumas das mais belas vistas sobre a cidade de Lisboa, o estuário do Tejo e o oceano Atlântico.

História do Parque Florestal de Monsanto

O Parque Florestal de Monsanto é um parque relativamente recente, sendo que no século XIX a serra de Monsanto encontrava-se apenas coberta por searas e pastos para o gado.

Ainda hoje esse fato pode ser comprovado pelos inúmeros moinhos de vento que por lá existem.

Imagem 6 - Parque Florestal de Monsanto

Imagem 6 – Parque Florestal de Monsanto

Foi em 1868 que surgiu a ideia de arborizar esta zona da serra, que deveria seguir o exemplo do Bosque de Bolonha em Paris.

No entanto, a primeira comissão para elaborar a arborização da serra surgiu apenas no ano de 1929, sob a iniciativa do Ministro da Agricultura à data.

Mais tarde, em 1938, é contratado o Arquitecto Keil do Amaral para desenvolver o projeto, começando este Parque a ser uma realidade.

A plantação começou depois a ser feita pela Mocidade Portuguesa à qual se juntaram os anteriores trabalhadores desses terrenos e os prisioneiros do Forte de Monsanto, que plantaram diversas árvores de crescimento rápido como a Acácia da Austrália e o Eucalipto.

Além destas, foram também plantadas árvores de crescimento mais lento tais como Pinheiros Mansos e Cedros do Bugaço e também algumas espécies típicas da floresta portuguesa, como o Carvalho, o Sobreiro e a Azinheira, tendo estas sido plantadas apenas com um intuito didático.

Imagem 25 - Parque Florestal de Monsanto

Imagem 25 – Parque Florestal de Monsanto

Keil do Amaral decidiu-se pela imagem de bosque selvagem interrompido apenas por alguns percursos essenciais, aproveitando-se das vistas e ambientes que a Serra de Monsanto oferecia.

No ano de 1940 foi projectado o Centro de Desportos, mas deste projecto apenas foi construído o seu miradouro.

Este ficava perto da actual Alameda Keil do Amaral que foi em 2003 transformada numa zona de desportos radicais e de manutenção física que é actualmente bastante frequentada.

Esta zona tem cerca de 1300 metros de circuito livre de automóveis com uma área todo-o-terreno para BTT, rampas para skate e um ringue com obstáculos.

Além disso, foi também construído um circuito de manutenção, um parque de merendas e um anfiteatro com uma vista magnífica sobre o Rio Tejo e a margem sul.

Com a solicitação de diversas escolas que pretendiam programar actividades educativas no Parque, foi criado o Parque Ecológico de Monsanto, em 1993.

Este Parque Ecológico é composto por uma zona vedada com três lagos artificiais e uma ETAR. Existem aí também dois observatórios e o CRESPEM , locais aos quais são feitas visitas guiadas. Além disso, para apoiar o Parque Ecológico foi construído nesse mesmo ano um Centro de Interpretação que recebeu o nome de Espaço Monsanto.

Existe também o chamado  Corredor Verde, cujo objectivo é o de ligar entre si vários espaços verdes do concelho, desde o Parque Eduardo VII até Monsanto.

Além disso, estão também previstas, e já em construção, diversas ciclovias, pontes e passagens de peões. Encontram-se também em recuperação e melhoramento o parque de estacionamento, e alguns equipamentos de apoio, tais como uma recepção em Campolide e cafetarias.

Espera-se apenas que a actual crise económica não vá comprometer o que está a ser feito no pulmão de Lisboa.

Imagens do Parque Florestal de Monsanto

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Florestas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo