Parque do Jamor

O Parque do Jamor encontra-se na margem direita do rio que lhe deu o nome.

Este centro foi construído para que em Portugal existisse um lugar que desse oportunidade ao desporto de lazer e ao desporto de alto rendimento.

A ideia inicial da construção do Parque do Jamor era apenas servir a cidade de Lisboa de um espaço verde, onde as pessoas tivessem a oportunidade de se divertirem ao ar livre e ao mesmo tempo onde estivesse presente a possibilidade de fazer exercício físico.

Evolução do Parque do Jamor

Pensado pela primeira vez no ano de 1939, a sua construção seria numa área de 204 hectares no seu total, destituída de qualquer tipo de arborização. Foi necessária na altura a realização de um estudo sobre as espécies de árvores a plantar nas colinas e vales do Jamor. O Estádio Nacional que faz parte deste centro teve a sua inauguração no ano de 1944 que contou na altura com a presença de cerca de 50000 espetadores e 12000 praticantes das mais diversas áreas desportivas.

Este projeto não havia só pensado no Estádio Nacional mas, integrava para além deste o estádio de atletismo, instalações para ténis, campos de treino, estruturas para um futuro hipódromo e ainda estradas de acesso ao local. Em 1979 o propósito foi alterado e surge a requalificação da estrutura envolvente do vale do Jamor, nomeadamente do rio, surgindo as modalidades náuticas, o desporto livre com renovados percursos pedonais, pistas para bicicletas e pista de manutenção.

No ano de 1987, o Estádio Nacional do Jamor passa a ser apresentado como o Complexo Desportivo Nacional do Jamor cuja prioridade é o desporto de alta competição mas, lembrando sempre o desporto recreativo e de lazer. A partir daqui surgem os campos de Râguebi, do Driving Range e do campo de Tiro com Arco, seguidos posteriormente do Complexo de Piscinas e do Parque urbano.

Imagem 49 - Parque do Jamor

Imagem 49 – Parque do Jamor

Parque do Jamor Atualmente

Hoje neste parque existe a possibilidade de serem realizadas actividades como natação, hidroginástica, hidroterapia, programas de controlo de peso, programas especiais de exercício, treino personalizado, bicicletas de indoor, aulas de grupo, consultas de avaliação de aptidão física, consultas de nutrição, ginásio infantil e escola de ténis.

Para fortalecer o contato com a natureza existe a oportunidade de passar momentos memoráveis com a família ou com amigos dentro do Parque Aventura. O espírito e a cooperação entre as pessoas são de presença obrigatória uma vez que terão que cooperar entre si para conseguirem superar as dificuldades dos diferentes circuitos ali existentes.

Recentemente surgiu o Programa Nacional de Marcha e Corrida é uma iniciativa em conjunto com o Instituto de Desporto de Portugal, com a Federação Portuguesa de Atletismo e com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Esta iniciativa tem como objetivo a promoção da prática da Marcha e da Corrida de forma a serem implementados hábitos de vida saudáveis.

Imagens do Parque do Jamor

Vídeo do Parque do Jamor

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Parques de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo