Palácio dos Antigos Condes de Basto

É na cidade de Évora no sul do país que podemos encontrar o Palácio dos Antigos Condes de Basto. É nada mais nada menos que um palácio acastelado e cuja construção e decoração sofreu as grandes influências italianizantes do século XVI embora se possa vislumbrar na sua frontaria caraterísticas renascentistas. Verifica-se também a presença de cantarias quinhentistas, de esgrafitos de inspiração muçulmana, uma fonte e casa de fresco do jardim, alguns torreões cilíndricos e muitos vestígios de estruturas góticas. Ao longo dos anos foram feitos alguns acrescentos e alterações distribuídos por diferentes pavilhões e diferentes épocas.

Ao longo dos séculos, o citado monumento foi agraciado com diversas obras de restauração, mas na década de 1950 esteve quase condenado ao abandono e à ruína. É nesta altura que o palácio é comprado e verificadas as devidas restaurações ficando finalmente com o aspeto que era merecido. Presentemente sabe-se da existência na sua parte traseira de uma galeria alpendrada sendo que esta edificação está agregada com uma muralha romana possuindo janelas múdejares e geminadas onde se observa arcos de ferradura e galerias da renascença.

Quanto ao seu interior muito há para dizer, todas as suas salas se encontram ricamente decoradas. Mas mais importante que isso são as diversas pinturas murais de grande valor cultural existentes e cuja autoria pertence a Francisco de Campos. As citadas pinturas são alusivas aos combates navais e aos diversos episódios mitológicos que foram aparecendo ao longo da história de Portugal. De realçar que uma dessas pinturas é a representação da tomada de Túnis no ano de 1535 pelo Imperador Carlos V e que foi fruto da esquadra portuguesa na altura comandada pelo Infante D. Luís o irmão de D. João III. Muitas destas pinturas foram descobertas aquando das obras de restauro já citadas, dado que se encontravam escondidas e protegidas com cal desde que se tinham verificado as invasões francesas.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Palácios de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo