Palácio do Farrobo

O Palácio do Farrobo é um palácio antigo e degradado, situado no município de Vila Franca de Xira.

Este palácio está anexado à Quinta do Farrobo, onde outrora era o Jardim Zoológico.

História do Palácio do Farrobo

Este palácio foi construído no século XVI, tendo sido alvo de várias obras de restauro e remodelação ao longo da sua história.

A restauração deste palácio começou a na primeira metade do século XIX.

A Quinta do Farrobo chamava-se antigamente Quinta de Santo António e pertenceu inicialmente a Manuel da Silva Colaço, em meados do século XVII.

Palácio de Farrobo (Autor: HistoriaDePortugal.info)

Palácio de Farrobo (Autor: HistoriaDePortugal.info)

O próximo proprietário seria Luís Garcia Bívar que adquiriu a propriedade em 1760. Mais tarde a quinta passa para as mãos de Francisco Azevedo Coutinho.

Em 1779 o imóvel é comprado pelo Desembargador Luís Rebelo Quintela, pela quantia de 24 contos.

A propriedade foi herdada pelo seu sobrinho Joaquim Pedro Quintela, feito 1º Barão de Quintela quatro anos depois.

Até à data a quinta era apenas composta por pequenas casas até que o tio do 1º Barão do Farrobo, Padre Bartolomeu Quintela, decidiu reconstruir a quinta e edificar o palácio, obra que ficou inteiramente a seu cargo. O objectivo das obras era prevalecer a traça do Congregado do Oratório. No entanto foi o 2º Barão de Quintela, 1º Conde de Farrobo, que embelezou o palácio e fez uma enorme promoção ao seu esplendor que ecoou em Lisboa na primeira metade do século XIX. Este 2º Barão de Quintela herdou uma enorme fortuna de seu pai, assim como o morgado de Farrobo.

Nos finais do século XIX o Palácio do Farrobo foi a leilão, sendo adquirido em 1874, por um fidalgo espanhol, Duque de Abrantes e Liñares, que iniciou prontamente o restauro do palácio.

Em 11 de Abril de 1877 o palácio muda de proprietário mais uma vez, desta vez para as mãos do comendador José Pereira Soares, que também adquiriu a Quinta das Águas Boas e a Quinta dos Barbacenas.

Em 1903 o palácio e a quinta são comprados pelo Conde de Burnay, cedendo em 1905, os jardins da antiga Quintas das Laranjeiras e da Quinta das Águas Boas para o Jardim Zoológico, que na altura ocupada o Parque da Palhavã. O palácio e a quinta permaneceram nas mãos da mesma família até 1940, tendo sido vendido finalmente devido às partilhas entre a família ao Ministério das Colónias, para se instalar o Museu da Marinha.

O Palácio do Farrobo tinha um pequeno teatro onde actuavam companhias de ópera de vários cantos da Europa. O Palácio do Farrobo está neste momento nas mãos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira.

Imagens do Palácio do Farrobo

Partilha!Share on Facebook114Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Palácios de Portugal, Últimos
3 comentários sobre “Palácio do Farrobo
  1. Telmo disse:

    Parece-me a mim que nessa descrição há uma confusão com o Palácio do Conde do Farrobo que é diferente do Palácio do Farrobo. De facto toda a história e descrição pertence ao Palácio do Conde do Farrobo em Lisboa, mas as fotos correspondem ao Palácio do Farrobo em Vila Franca de Xira.

  2. Idalina Nunes disse:

    É verdade o que foi dito pelo Telmo e seria bom corrigir para não induzir outras pessoas em erro. E depois de corrigida a história deste Palácio convidava-o a partilhá-lha na página dedicada ao Conde de Farrobo no Facebook.

  3. Maria Sá disse:

    E verdade as fotos são do Palacio do Farrobo em Vila Franca de Xira e a descrição refere-se ao Palácio de Lisboa.
    Aliás não mencionam o nome dos antigos donos do Palácio de Vila F. de Xira e como é que ele veio parar à Santa Casa da Masiricordia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo