Palácio de Nossa Senhora da Piedade

O Palácio de Nossa Senhora da Piedade localiza-se em Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, na freguesia de Póvoa de Santa Iria, e é considerado um Imóvel de Interesse Público.

São considerados conjuntamente com a Quinta, que inclui o Palácio de Nossa Senhora da Piedade.

História do Palácio de Nossa Senhora da Piedade

As origens da Quinta da Piedade remontam ao século XIV. Nessa altura foi instituído o Morgadio da Póvoa por Vicente Afonso Valente, cónego da sé de Lisboa.

O património edificado existente na Quinta atravessou diferentes períodos históricos e vivências.

Coexistem neste espaço vestígios das edificações renascentistas e do século XVIII.

As campanhas de obras foram impulsionadas por D. Pedro de Lencastre Castelo Branco, um conde de Vila Nova de Portimão, e deram origem à construção da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, à ampliação do palácio e à sua decoração.

A história da Quinta e do palácio estão intimamente ligados à história da Póvoa de Santa Iria, muitos anos denominada de Póvoa de D. Martinho de Castelo Branco, que foi o sétimo senhor da Póvoa e primeiro conde de Vila Nova de Portimão.

Esta residência do século XVIII foi propriedade dos Condes de Vila Nova de Portimão, sendo reconstruído na época pombalina. Todo o espaço foi enriquecido com o recurso a aplicação de painéis de azulejos.

Coexistem, albergados no Palácio, vários templos religiosos quinhentistas, como a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, o Oratório de São Jerónimo, a Ermida do Senhor Morto.

Imagem de Palácio de Nossa-senhora da Piedade (Autor: Imagem em domínio público)

Imagem de Palácio de Nossa-senhora da Piedade (Autor: Imagem em domínio público)

Apenas a Igreja de Nossa Senhora da Piedade é do século XVIII, revestida com azulejos da época.

Sabe-se que o Oratório foi mandado construir em 1531 por D. Martinho Vaz de Castelo Branco, o camareiro-mor do Rei D. João III.

Quinta do Palácio de Nossa Senhora da Piedade

Se bem que integrado num espaço urbano, está isolado dele por muros. Está situado no interior de uma quinta, cujos terrenos se desenvolvem em vários terraços e com ruas ladeadas de buxos.

A quinta integra o Palácio de Nossa Senhora da Piedade com características de solar do século XVIII e com interiores forrados de azulejos da época, conjuntamente com zonas de lazer: lagos e fontanário e diversas capelas (Igreja de Nossa Senhora da Piedade, Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Ermida do Senhor Morto e Oratório de São Jerónimo), sendo a primeira do século XVIII e as outras quinhentistas.

Preocupações Atuais do Palácio de Nossa Senhora da Piedade

Respondeu-se, assim, a duas preocupações fundamentais: proteger o património histórico e cultural e criar uma área de lazer numa área citadina.

Imagens do Palácio de Nossa Senhora da Piedade

Vídeo do Palácio de Nossa Senhora da Piedade

Partilha!Share on Facebook130Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Palácios de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo