Padrão de D. João I

Ao abrigo de um alpendre com uma forma quadrada e tablado em estilo dórico, pode ser observado o Padrão de D. João, junto à capela de São Lázaro e numa rua com o mesmo nome do padrão. Este alpendre é uma obra renascentista ou até mais tardia podendo ver-se no seu interior uma cúpula lisa. Encontra-se apoiado em quatro pilares de fustes lisos e que se erguem por cima de uma base à qual se faz acesso por degraus. Nesse mesmo local existiu em tempos mais remotos um lazareto ou uma gafaria o que leva as pessoas mais distraídas a apelidá-lo de Padrão de São Lazaro.

Segundo o relato histórico existente pensa-se que este monumento foi erguido em comemoração da vitória da Batalha de Aljubarrota ou em homenagem ao sucesso na tomada de Ceuta. Como estes dois feitos históricos distam alguns anos um do outro não se conhece ao certo a data da sua construção.

Mas, a história conta-nos ainda que D. João I chegou a Guimarães em 1386 imediatamente a seguir à Batalha de Aljubarrota e que descalço e seguido pela sua comitiva terá feito uma romaria de forma a cumprir um voto a Santa Maria de Guimarães. A ela terá entregue a sua armadura de combate bem como alguns bens que havia retirado ao inimigo. Entre esses bens estaria um cordão de ouro que tinha o mesmo comprimento que a distancia que separava o padrão em questão daquele que já ali existia, o Padrão do Salado. É nesse mesmo ano que começa a edificação do Padrão assim como de outras obras que pretendiam apenas fazer a remodelação do centro de peregrinação: a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

Mas uma coisa é certa, não é o padrão quatrocentista original que se pode presentemente observar na rua de D. João I, embora não se saiba da existência de qualquer substituição.

Partilha!Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Padres de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo