Paços da Universidade de Coimbra

Como muitos sabem, a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas universidades da Europa. A sua construção data do ano de 1290, tendo sido definitivamente transferida para a cidade dos estudantes durante o século XVI, e instalada no Paço Real. Situada na parte mais alta da cidade, tem vistas panorâmicas para a mesma e sobre o rio Mondego.

Só alguns anos mais tarde, mais propriamente em 1597, é que os Paços da Universidade de Coimbra passam a fazer parte da universidade, tendo sido esta a data da sua aquisição. Mas a sua edificação aconteceu muito mais cedo, durante o século XIII e hoje acomoda as instalações académicas, a Biblioteca da Universidade e o Museu de Arte Sacra. Apresenta uma arquitetura civil residencial e ao mesmo tempo educativa e científica, onde se podem observar os estilos gótico, renascentista, manuelino, maneirista, pombalino, barroco e neoclássico.

Podendo ser considerado como um complexo, é dentro das suas paredes que podem ser visitadas a Biblioteca Joanina que foi construída durante o século XVIII, enquanto vigorava o reinado de D. João V. Com um portal nobre ao estilo barroco, tem no seu cimo um escudo nacional. Quanto ao interior é constituído por três salas que comunicam entre si através de arcos com uma estrutura muito semelhante à do portal. Nas paredes podem ver-se estantes de dois andares construídas em madeira exótica, de cor dourada e policromada.

Também a Capela de São Miguel aqui se encontra ostentando uma fachada em estilo manuelino e que foi construída entre os anos de 1517 e de 1522, tendo sofrido remodelações durante os séculos XVII e XVIII. Ostenta um portal principal manuelino e uma porta de acesso neoclássica, um retábulo em talha dourada com pinturas maneiristas onde se encontra retratada a vida de Cristo.

Quanto à Sala dos Capelos, que foi em tempos a sala do trono, é onde hoje se realizam as importantes cerimónias académicas. Datada do século XVII apresenta um teto em madeira pintada, azulejos de fabrico lisboeta e algumas telas régias. Ostenta uma torre, em estilo barroco mafrense do ano de 1728-1733.

Partilha!Share on Facebook12Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Universidades de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo