Palácio Hotel do Bussaco

Palácio Hotel Bussaco

Palácio Hotel Bussaco

O Palácio Hotel do Bussaco, localizado no Luso, concelho da Mealhada, é um edifício de inspiração manuelina construído a partir de um projecto da autoria do arquitecto italiano Luigi Manini, cenógrafo do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa e responsável, entre outros, pela Quinta da Regaleira de Sintra.

O edifício foi edificado entre 1888, ano da aprovação do projecto, e 1907, data em que foi atribuída a concessão para a sua exploração por um prazo de 19 anos, através de contrato, a Paul Bergamin e representa o último legado da monarquia portuguesa.

O Palácio Hotel do Bussaco é constituído por um conjunto arquitectónico, botânico e paisagístico único na Europa e já granjeou uma reputação que actualmente fazem dele um dos mais belos e históricos hotéis de todo o mundo.

Fruto desta importante riqueza arquitectónica e histórica, o Estado Português, reconhecendo o seu valor patrimonial, classificou-o, em 1996, como Imóvel de Interesse Público.

Tal como acontece com outros projecto de Manini, o Palácio Hotel do Bussaco exibe uma série de elementos arquitectónicos destinados a evocar a portugalidade e o simbolismo em torno do império.

No caso do Bussaco são visíveis perfis da Torre de Belém, motivos do Mosteiro do Jerónimos e arabescos do Convento de Cristo de Tomar que, para além da sua forte carga simbólica, têm como função contrastar a austera personalidade monacal que envolve o conjunto do complexo.

Características do Palácio Hotel do Bussaco

No seu interior encontra-se um verdadeiro ambiente palaciano, reforçado pela presença de um notável conjunto de obras de arte provenientes das mãos dos grandes mestres portugueses da época.

Entre outros, estão presentes os azulejos pintados pelo mestre Jorge Colaço, as esculturas de António Gonçalves e de Costa Motta Sobrinho, as telas de João Vaz, os frescos de António Ramalho e as pinturas de Carlos Reis.

Também o mobiliário, autêntico espólio museológico, é de uma riqueza e beleza admiráveis e inclui peças portuguesas, chinesas e indo-portuguesas que são acompanhadas na sua sumptuosidade por um importante conjunto de faustosas tapeçarias.

Outro dos tesouros do Palácio Hotel reside no seu espaço envolvente, mais concretamente no facto de estar implantado em plena Mata Nacional do Bussaco, um local muitas vezes descrito como mágico e recheado de elementos simbólicos e sagrados.

Pelos caminhos da mata encontramos o mais vasto património construído pela Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal.

O Convento de Santa Cruz do Bussaco, o Deserto monacal, o Sacromonte com os passos da Via Sacra e as inúmeras ermidas e capelas convidam descaradamente o visitante a um encontro com o sagrado e o espiritual, enquanto que o Vale dos Fetos e os seus lagos, os românicos miradouros e a Fonte Fria com a sua cascata artificial se apresentam como a desculpa perfeita para um encontro muito próximo com a natureza.

Actualmente o Palácio Hotel do Bussaco é uma unidade hoteleira de 5 estrelas que se encontra entre as mais luxuosas do país, capaz de oferecer aos seus hóspedes a experiência única de alojare-se num verdadeiro palácio e rodear-se de tudo o que isso significa.

Imagens do Palácio Hotel do Bussaco

Vídeo do Palácio Hotel do Bussaco

Partilha!Share on Facebook272Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest19Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Palácios de Portugal, Últimos
2 comentários sobre “Palácio Hotel do Bussaco
  1. Eva disse:

    Gostaria de saber se é aberto somente a visitação, sem necessidade de hospedagem. Ele é?
    Agradeço desde já.

  2. Fernando Cordeiro disse:

    O Palácio foi construído no último quartel do século XIX e destinava-se a refúgio de caça do Rei D. Carlos I. Encontra-se localizado no Buçaco, freguesia do Luso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo