Necrópole Eneolítica de Alapraia

O território de Cascais tem dado grandes oportunidades aos arqueólogos para fazer o seu trabalho com sucesso e estes têm contribuído fortemente para conhecer a história das ruinas que por ali se encontram. Os arqueológos que ali têm trabalhado têm dado a conhecer a contínua presença de diversas comunidades ao longo dos séculos de existência da humanidade.

Segundo se sabe estes locais mostram de forma bem clara, as alterações verificadas na idade do bronze no que se refere aos hábitos das populações camponesas essencialmente no que diz respeito à diferenciação social existente na altura.

Sabe-se que as comunidades camponesas que durante seculos por ali sediaram as suas residências utilizavam as grutas naturais para realizarem as suas práticas funerárias e para depositarem os seus entes queridos. Mas como as práticas funerárias eram de extrema importância na altura (quase sagradas), as comunidades não se ficavam por ai e muitas vezes escavavam as suas próprias sepulturas.

Necrópole Eneolítica de Alapraia foi escavada no calcário ali existente, as grutas que serviam aos mortos apresentavam-se circulares ao longo de um corredor e com uma abertura no topo que depois era tapada com uma espécie de tampão. No que se refere às suas dimensões as citadas grutas apresentam diferentes dimensões.

Estas grutas eram e são também conhecidas pelo nome de Necrópole Eneolítica de Alapraia. Um conjunto de quatro sepulturas escavadas propositadamente nas rochas, com uma planta circular, como já foi dito, com um corredor e uma claraboia. Segundo os dados históricos existentes, esta necrópole terá servido o seu propósito durante o Neolítico final e o Calcolítico ou seja nos milénios IV e III a. C. O espólio que em tempos ali foi encontrado está presentemente no Museu dos Condes de Castro em Guimarães. A Necrópole citada no texto encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1945 e faz parte das Grutas Artificiais de Alapraia.

Partilha!Share on Facebook6Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Cemitérios de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo