Muralhas de Évora

As Muralhas de Évora apresentam-se constituídas por dois tipos de muralhas: as muralhas de cerca medieval ao qual também se dá o nome de Cerca Nova de Évora ou ainda as Muralhas Fernadinas de Évora e as Muralhas da Cerca Romana e Árabe ou ainda Cerca Velha.

Ambas se localizam dentro da freguesia da Sé e São Pedro que pertence à cidade de Évora como o seu próprio nome indica. Foram classificadas como Monumento Nacional no ano de 1992 e fazem parte do Centro Histórico da Cidade que se encontra inscrito como Património Mundial da UNESCO.

A Cerca Velha é uma cerca com caraterísticas romanas e árabes e dão forma a um conjunto defensivo que teve a sua construção modelada durante anos seguidos. A primeira parte e a mais antiga foi mandada construir durante o século III no período da romanização. Fazia a circunscrição de cerca de dez hectares de terrenos medindo cerca de dois mil metros de comprimento. A conhecida porta, apelidada de Porta de D. Isabel ou Arco Romano de Évora, é a representação dessas mesmas caraterísticas.

A torre quadrangular ou Torre de Sisebuto ali existente é o testemunho da época visigótica e foi edificada durante o século VII. Na zona traseira da Sé e do Templo Romano denota-se a presença de vestígios do período islâmico.

Quanto às Muralhas da Cerca Medieval ou Cerca Nova de Évora pode-se dizer que a sua construção se iniciou durante o século XIV a mando de Afonso IV de Portugal, mas tiveram a sua continuidade até ao reinado de Fernando I de Portugal. Foi, no entanto, no século XVII que foram construídos os baluartes avançados.

Estas muralhas apresentam-se com torres que foram construídas durante os séculos XIV e XV delimitando a cidade medieval da altura. De todas as torres ali existentes podem ser observadas as torres da Rampa dos Colegiais, do Baluarte de São Bartolomeu, do Jardim Público e das Portas de Aviz todas localizadas perto do Convento do Calvário.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Muralhas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo