Mosteiro do Varatojo

Classificado como Monumento Nacional no ano de 1910, o Mosteiro do Varatojo ou Mosteiro de Santo António do Varatojo apresenta um espaço com uma estrutura eclética que totaliza diferentes modelos referentes a diversas épocas construtivas. Expõe um portal gótico com gravações em baixos-relevos e um claustro quatrocentista com um teto mudéjar na portaria e alguns portais manuelinos dentro do espaço claustral. O citado templo, ostenta diferentes painéis de azulejo ao gosto maneirista e também azulejos de padrão e representativos do gosto barroco. Os altares são em talha com estilo nacional e ainda uma tela pintada cuja autoria pertence a Bacarelli e que se encontra na capela-mor.

Foi mandado construir por D. Afonso V no ano de 1470, para cumprir uma promessa que este tinha feito a Santo António aquando do pedido de auxílio para as campanhas do Norte de África. O rei tinha comprado a quinta onde mais tarde construi a cerca e oferece-a à comunidade de franciscanos que habitavam até então no Convento de São Francisco de Alenquer. Quatro anos mais tarde as obras estavam praticamente terminadas e da construção inicial, pode hoje ver-se apenas um dormitório que dá acesso ao coro.

Depois do terramoto de 1531 foi D. João III que se incumbiu de refazer e aumentar o espaço destinados aos dormitórios e de construir uma enfermaria e a capela-mor dedicada à rainha D. Catarina. Em 1680 passou a ser aqui o Colégio de Missionários Apostólicos e em 1739 acrescentou-se mais um piso que se destinava albergar os alunos do colégio. Com a extinção das Ordens Religiosas toda a comunidade franciscana se dispersou e posteriormente o templo foi vendido ao Barão da Torre de Moncorvo.

Em 1861 o mosteiro passou novamente aos franciscanos, mas estes voltaram a perde-lo após a implantação da República abandonando o espaço em 1910. Passa então a ser um asilo de idosos e em 1928 é novamente entregue à comunidade franciscana mantendo-se em sua posse até hoje.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Mosteiros de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo