Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa

O Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa é um mosteiro beneditino construído no século XIII, em Paço de Sousa, concelho de Penafiel, no distrito do Porto, em Portugal.

A edificação original deste edifício data do século X e apesar de a construção do atual mosteiro ter sido realizada apenas no século XIII, algumas partes do edifício original foram mantidas. Ao longo dos séculos, o mosteiro foi submetido diversas vezes a obras de restauro.

O Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa está intimamente ligado ao início da nação. De fato, este mosteiro e os seus terrenos foi doado à família de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, pelo Conde D. Henrique. Mais tarde, o túmulo de Egas Moniz viria a ser aí instalado, podendo ainda hoje ser aí visitado.

Devido às suas características escultóricas e arquitectónicas singulares e por conservar no seu interior o túmulo de Egas Moniz, este mosteiro acaba por ser fundamental para que se consiga compreender a aquitetura românica do Tâmega e do Sousa.

Este Mosteiro acaba por ser um edifício padrão para esta região, tornando-se isso evidente pelos temas empregues, pelo modo incomum como foi decorado e também pelas técnicas empregadas nas esculturas que aí se encontram, acrescentando valor às colunas prismáticas dos portais e ao recurso a padrões decorativos representando vegetais e que configuram os compridos frisos tanto no exterior como no interior da igreja (características comuns da arguitetura Visigótica e Moçárabe).

Muitos dos elementos que integram o interior do Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa são já resultado de algumas das obras de reforma que decorreram já na Idade Moderna, entre os quais o estreito e profundo espaço da capela-mor, que sofreu diversas alterações. Também o retábulo do altar-mor é um elemento típico da arquitetura Moderna, apesar de ter traços caraterísticos dos estilos rococó e emergente neoclássico.

Atualmente, e desde 1910, o Mosteiro encontra-se classificado por Decreto-Lei como Monumento Nacional.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Mosteiros de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo