Mosteiro de Santa Cruz

É na conhecida cidade dos estudantes que se encontra aberto ao público o Mosteiro de Santa Cruz. Sabe-se que a sua fundação se deu no ano de 1131 pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e com o precioso apoio de D. Afonso Henriques e de D. Sancho I, dois elementos de primordial importância na história de Portugal e que se encontram sepultados no citado mosteiro.

É considerado como sendo um dos principais monumentos históricos e artísticos do país onde se encontra, graças às intervenções artísticas de qualidade que ali se têm realizado, essencialmente na época manuelina. Pela importância que lhe foi atribuída pelos reis de Portugal, este edifício passou a ser uma instituição com privilégios papais fazendo-se dele a casa monástica mais importante do reino.

A escola deste mosteiro foi considerada como uma das preferíveis instituições de ensino de Portugal. Na época medieval. Apresentava uma grande biblioteca (que foi transposta para a Biblioteca Pública Municipal do Porto) e um ativo “scriptorium”. Este ultimo elemento, na época de D. Afonso Henriques foi usado como um instrumento de consolidação para o poder real. Só por curiosidade saiba que o mais famoso estudante desta escola durante a Idade Média foi Fernando Martins de Bulhões o que se viria a consagrar o Santo António de Lisboa.

É no ano de 1507 que o rei Manuel I de Portugal manda fazer uma grande reforma ao mosteiro. Embora quase nada reste da fase românica, a fachada da igreja era bastante parecida com a fachada da Sé Velha da mesma cidade, apresentando uma torre central com um portal encimado por um janelão. Durante o século XVIII foi ali colocado um novo órgão que se apresentava com estilo barroco e era obra do espanhol Gómez Herrera. As paredes foram também beneficiadas recebendo azulejos brancos-azuis lisboetas que contam as histórias bíblicas.

Em 1507 a fachada ficou com duas torres laterais com pináculos. Depois foi construído o portal cenográfico manuelino que foi obra de Diogo de Castilho e do francês Nicolau de Chanterenne.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Mosteiros de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo