Mosteiro de Celas

O Mosteiro de Celas também, menos conhecido pelo nome de Mosteiro Santa Maria de Celas, encontra-se situado na freguesia de Santo António dos Olivais na bela cidade de Coimbra. O citado mosteiro faz parte da Ordem de Cister que foi fundada pela Beata Sancha de Portugal que era filha de Sancho I de Portugal.

A infanta em questão deu ordem para se fazer a construção de uma igreja que tivesse um pequeno claustro e ao seu redor algumas pequenas celas e esta sua obra deu-se por concluída no ano de 1529. Com o aumentar da comunidade religiosa houve necessidade de se proceder à expansão das dependências do convento. Este convento e face a todas as necessidades que se impunham foi sofrendo algumas modificações e restauros principalmente no século XVI e XVIII.

Quando se deram por terminadas as ordens religiosas, o que aconteceu no ano de 1834, este mosteiro continuou as suas funcionalidades até à morte da última monja bernarda que aconteceu nos finais do século XIX.

No que se refere às caraterísticas arquitetónicas podemos relatar o seguinte:

  • A fachada do mosteiro apresenta um portal nobre quinhentista com um vão retangular e ladeado por pilastras com remates pinaculares. Do seu lado direito pode ver-se um portal manuelino, mas mais pequeno e com uma janela polilobada. O piso superior apresenta uma galeria seiscentista coberta por nove vãos gradeados. À sua direita ficava em tempos a casa da abadessa, a cozinha e o refeitório. Na sua esquerda encontram-se as ruínas das antigas hospedarias, do cartório conventual datado do século XVII.
  • A igreja é circular e tem uma cobertura abobadada marcadamente em estilo manuelino. Do lado direito da entrada e em sentido oposto ao do coro é visualizada a capela-mor. Apresenta uma abóbada em estilo manuelino estrelada e ornamentadas por chaves de florões exibindo o escudo português agarrado por duas águias. Um lambrim em azulejos datados da segunda metade do século XVIII e fabricados em Coimbra mostrando as cenas da Anunciação e da Visitação. Podem ser também observados cruzeiro dois altares, o da Piedade e o de Cristo.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Mosteiros de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo