Mosteiro da Serra do Pilar

Situado no alto da Serra de São Nicolau, mais conhecida como Serra do Pilar, na freguesia de Santa Marinha, no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, encontra-se o Mosteiro da Serra do Pilar, um mosteiro que abrigou os monges Agostinianos entre os séculos XVI e XVII.

A sua construção deveu-se ao avançado estado de degradação do Mosteiro de Grijó que, em 1535, se encontrava em ruínas. Por esse motivo, o Prior-Mor, D. Bento de Abrantes e João III de Portugal, que reformou o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, uniram esforços para transferir os Agostinianos do Mosteiro de Grijó para o Mosteiro da Serra do Pilar.

No alto da Serra de São Nicolau, na freguesia de Santa Marinha, no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, está o Mosteiro da Serra do Pilar. (Autor: Manuel de Sousa)

No alto da Serra de São Nicolau, na freguesia de Santa Marinha, no concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, está o Mosteiro da Serra do Pilar. (Autor: Manuel de Sousa)

As obras do Mosteiro da Serra do Pilar tiveram início em 1538, tendo sido dirigidas por João de Ruão e Diogo de Castilho, e foram concluídas apenas em finais do século seguinte, mais precisamente em 1670, após a conclusão da construção da Igreja de Nossa Senhora do Pilar.

Durante a Guerra Civil Portuguesa, entre 1832 e 1833, as tropas liberais instalaram-se aí para dar suporte às tropas liberais que se encontravam sitiadas na outra margem do rio Douro.

Quando em 1833 o conflito terminou, o Mosteiro da Serra do Pilar encontrava-se num estado deplorável, tendo por isso sido abandonado. Ainda assim, logo no ano seguinte, com o objectivo de recuperar e requalificar o edifício, foi formada a “Real Irmandade de Nossa Senhora do Pilar”. Mais tarde, em 1925, foi criado o “Grupo de Amigos do Mosteiro da Serra do Pilar”. Com a ajuda destas duas instituições, o Mosteiro chegou aos nossos dias em boas condições, tendo sido transformado num museu, tendo em dezembro de 2012 passado a acolher nas suas instalações um portal com o objectivo de promover o património desta região perante os seus visitantes, dando assim a conhecer o Douro Vinhateiro, o Parque Arqueológico do Côa, o Centro Histórico do Porto e o Centro Histórico de Guimarães, todos eles classificados pela UNESCO como Património da Humanidade.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Mosteiros de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo