Monumento Megalítico de Casaínhos

O Monumento Megalítico de Casaínhos é também bem conhecido naquela zona pelo nome de Anta de Casaínhos e como o próprio nome indica fica situado numa localidade de nome Casaínhos que pertence à freguesia de Fanhões e ao concelho de Loures.

Este monumento é tido como um monumento funerário, foi construído totalmente em calcário e foi classificado em setembro de 1977 como Monumento Nacional. Encontra-se nos limites de uma propriedade privada e quando se procedeu aos primeiros trabalhos de escavação, no ano de 1961, foi conseguida uma recolha de diversificados objetos de adorno assim como de instrumentos em pedra lascada e polida. O espólio aqui encontrado encontra-se neste momento em posse do Museu dos Serviços Geológicos Portugueses. Este imóvel é datado de 4000 e 3000 a.C.

A sua origem situa-se na pré-histórica e da sua constituição fazem parte alguns esteios em posição vertical que atualmente devem muito à conservação. Tal é o seu mau estado de manutenção em que se encontra que não é possível saber ao certo qual a sua planta original. Quanto aos indícios da ocupação humana sabe-se que remontam até ao Paleolítico e é este fato que tem despertado o interesse por parte dos arqueólogos no município onde este monumento se insere. Também a diversidade dos recursos cinegéticos ali existentes tem despertado esse interesse.

O Monumento Megalítico de Casaínhos teve a sua construção datada do tempo do Neo-Calcolítico (4000 e 3000 a. C) numa altura em que segundo os registos, se sabe que a atividade agrícola se encontrava em plena expansão. Nesta mesma época dava-se a proliferação de ocupações nos povoados com forte concentração uma vez que estes apresentavam boas condições de defesa.

Apesar de como já foi dito não se conhecer a estrutura da sua planta sabe-se que este dispõe de uma câmara funerária com planta poligonal e dois primitivos esteios. Possui também um corredor central que permite o acesso ao nicho lateral.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Monumentos Funerários de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo