Memorial da Ermida

Datado do seculo XIII, o Memorial da Ermida é classificado como monumento funerário. Construído sob uma base retangular e por cima da qual foi também levantado um arco quebrado que apresenta uma aresta em toro e uma decoração em bolame. No cimo desse arco exibe-se uma cornija com friso decorado com motivos fitomórficos de folhas biseladas. Dentro do vão do arco encontra-se a pedra sepulcral, sem qualquer decoração, que segundo a opinião de Abílio Miranda, era antropomórfica.

O Memorial da Ermida pode ser visitado no Lugar da Ermida, uma localidade que pertence à freguesia de Irivo e ao concelho de Penafiel e foi no ano de 1910 que foi declarado como Monumento Nacional. São as características da decoração que foram usadas na construção do citado monumento que dão a certeza da data da sua construção (século XIII). As folhas esculpidas a bisel encontram-se de acordo com a técnica usada pelos pedreiros da época e que trabalharam no estaleiro do Mosteiro de Paço de Sousa. Este monumento faz parte da Rota do Românico do Vale do Sousa, tem um horário de visita livre e nada se paga para o visitar.

Este túmulo tem sido durante muitos anos atribuído à responsabilidade de D. Sousino Alvariz e relacionado com a lenda de Santa Mafalda que era filha do rei D. Sancho I, mas pensa-se que de forma errada.

Mas vejamos um pouco da história. A Rainha Santa Mafalda deixou em testamento que depois de morrer haveria de ser colocada em cima de um burro e sempre que este parasse haveria de ser construído um memorial. O burro quando chegou ao Mosteiro de Arouca fez a sua paragem definitiva e foi então retirado o corpo da rainha. Quando isto aconteceu o burro morreu também. Ora diz a lenda que o Memorial da Ermida foi também um local onde o burro parou e por isso foi construído, mas na verdade o cadáver da dita rainha passou por lá 142 anos depois da construção da ermida o que veio comprovar que esta nada teve a ver com a lenda.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Monumentos Funerários de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo