Marvão

Marvão situa-se no distrito de Portalegre, na região Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo.

Tem cerca de 486 habitantes, de acordo com informação de 2011.

Marvão é uma vila situada a poucos quilómetros de Espanha, na escarpa da Serra de São Mamede. Da vila consegue-se um panorama majestoso, pois Marvão está localizado a 862 metros de altitude, no topo da Serra do Sapoio.

É sede do município com 154,85 km² de área e 3 512 habitantes. Apresenta quatro freguesias: Beirã; Santa Maria de Marvão; Santo António das Areias e São Salvador da Aramenha.

Este município está limitado a norte e leste por Espanha, a sul e oeste pelo município de Portalegre e a noroeste por Castelo de Vide.

É aqui que se situa a Albufeira da Barragem da Apartadura.

Ambiente Histórico da Vila de Marvão

A vila, de ambiente pacato, está rodeada por muralhas construídas entre os séculos XIII e XVII. As suas ruelas são estreitas, delimitadas por casas brancas e graciosas.

Os rochedos de Marvão foram utilizados como refúgio ou como ponto militar estratégico desde, pelo menos, o período romano.

Esta povoação terá sido conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques entre 1160 e 1166, mas foi tomada, outra vez, pela contra-ofensiva moura, em 1190.

Marvão

Marvão

D. Sancho terá concedido foral à população e manda aumentar o castelo. Mais tarde, D. Dinis peleja e apodera-se do castelo que passou a revelar grande importância estratégica nas guerras travadas contra Espanha.

Pelas características da vila e pelas suas montanhas escarpadas estão inscritas na lista de candidatos a Património Mundial da UNESCO, desde 2000.

Revisitar a História de Marvão

É incontornável visitar :

– a Igreja Matriz, edificação  do século XV;

– o Museu Municipal, instalado na antiga igreja de Santa Maria. Aí podem observar-se tradições etnológicas e culturais, bem como descobertas arqueológicas locais;

– o Castelo, construído em 1299 pelo rei D. Dinis, sobranceiro à povoação;

– na Rua do Espírito Santo, onde esteve a antiga casa do governador, as suas belas varandas de ferro forjado do século XVII.

Atividades em Marvão

Nas proximidades de Marvão, é possível jogar golfe, no campo d´Ammaia, na área do Parque Natural da Serra de São Mamede.

O campo de golfe possui um percurso de 18 buracos, que apresenta 3 lagos, desenrolando-se numa parte plana do terreno. Apresenta as seguintes facilidades: tem uma Área de prática (chipping e bunker), Putting Green, Driving Range, Trolleys, Buggies, Caddies, Loja de Golfe, Restaurante, Bar, Esplanada e Piscina.

É possível a realização de percursos pedestres:

– o percurso de Marvão, com 8 km, com ponto de partida e de chegada na Portagem (Marvão);

– o percurso de Galegos, com 17 km, com ponto de partida e de chegada em Galegos (Marvão).

Em Marvão, pode também visitar-se algumas das “Paisagens Megalíticas do Norte Alentejano”.

Imagens de Marvão

Vídeos de Marvão

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: ,
Publicado em Freguesias de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo