Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira é conhecido do povo português e estrangeiro pela sua grande dedicação ao cinema como realizador. Com naturalidade marcada na cidade do Porto, completa este ano no dia onze de dezembro, 106 anos de idade.

A sua família de origem era considerada na altura como uma família da alta burguesia e o seu pai foi o primeiro industrial a fabricar lâmpadas em Portugal. Muito jovem foi estudar para a Guarda tendo-se dedicado ao atletismo e ao salto à vara, modalidade onde obteve o título de campeão nacional.

Foi também atleta do Sport Club do Porto e antes da sua devoção aos filmes dedicou-se ao automobilismo e à vida boémia. Mais tarde, no ano de 1940, celebrou matrimónio com Isabel de Almeida Carvalhais de onde nasceram os seus quatro filhos.

Com vinte anos de idade, vai como aluno para a escola de atores do Porto que havia sido fundada por Rino Lupo e que foi o pioneiro do cinema de ficção em Portugal. O início da sua carreira cinematográfica deu-se com uma participação num dos filmes da responsabilidade de Rino Lupo no ano de 1928. Foi no ano de 1931 que se deu a estreia do seu primeiro filme com o nome de “Douro, faina fluvial” e que foi classificada como sendo uma curta-metragem documental. Com marcado gosto pela representação é actor no filme “A canção de Lisboa”.

No ano de 1942 inicia a aventura em ficção e filma o bem conhecido filme Aniki-Bobó que retrata a infância pobre vivida na Ribeira do Porto. Considerado como um fracasso comercial, foi esta a razão suficiente para abandonar o cinema e dedicar-se aos negócios de família. Catorze anos mais tarde volta com O Pintor e a Cidade e desde então nunca mais abandonou o seu sonho de ser realizador.

Manoel de Oliveira é hoje o mais velho realizador em plena atividade mesmo depois de um período passado a sofrer de uma insuficiência cardíaca que em nada o abalou como profissional.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Ilustres de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo