Mafra

Mafra é uma vila portuguesa localizada na região de Lisboa, no distrito do mesmo nome, na zona oeste do país.

A vila de Mafra é famosa, sobretudo pelo Palácio-Convento construído por ordem do Rei D. João V no século XVIII, sendo conhecida como a obra arquitetônica de estilo barroco mais importante de Portugal.

A vila está situada numa colina, entre duas ribeiras, a de Rio Gordo e a de Rio dos Couros.

São discutidas ainda as origens do termo Mafra, mas se sabe que provém da evolução do nome do povoado de Mafara em 1189, Malfora em 1201 e Mafora em 1288, até chegar à denominação atual. Existem evidências da ocupação primitiva desta vila do neolítico.

Em 1147 a Vila é retomada aos muçulmanos pelo Rei D. Afonso Henriques, sendo doada posteriormente pelo Rei D. Sancho I ao Bispo de Silves D. Nicolau que no ano de 1190 lhe concede o foral.  Séculos depois, em 1513 o Rei D. Manuel I concede o Foral Novo a Mafra.

Tendo dentro de seu território um castelo localizado na zona conhecida agora como Vila Velha, a vila estava rodeada por uma muralha fortificada para sua proteção, desta muralha subsistem apenas vestígios.

Construção do Palácio de Mafra

Durante o século XVIII o Rei D. João V ordenou a edificação do Palácio em pago de um voto de sucessão.  Encomendou este edificação tanto em seus planos como em sua construção ao arquiteto alemão João Frederico Ludovice que recebeu seus estudos na Itália.

A obra deu início em 1717 e sua conclusão foi em 1730, dia no aniversário número quarenta e um do Rei.  O conjunto da obra de estilo barroco está integrado por uma basílica, que contém uma biblioteca do século XVIII, o núcleo conventual e um hospital, unido ao Paço Real que era a Residência Oficial de verão onde a família real passava férias ou assistia as cerimónias de tipo religioso.

Mafra é uma vila portuguesa localizada na região de Lisboa, no distrito do mesmo nome, na zona oeste do país (Autor: Imagem em domínio público)

Mafra é uma vila portuguesa localizada na região de Lisboa, no distrito do mesmo nome, na zona oeste do país (Autor: Imagem em domínio público)

O Palácio de Mafra está classificado como Monumento Nacional em 1910 e foi um dos finalistas dentro das Sete Maravilhas de Portugal em 2007.  Ao redor desta construção foi edificado o conjunto habitacional conhecido como Vila Nova, para se diferenciar do povoado mais antigo.

Nos começos do século XIX a Vila de Mafra foi invadida pelas tropas napoleônicas por nove meses até a recuperação da zona por parte do exército inglês.

Tapada Nacional de Mafra

Outro dos empreendimentos que ganhou a Vila de Mafra durante o reinado de D. João V foi a adequação de uma zona natural para se usar como Parque de Caça, a denominada Tapada Nacional de Mafra.  Esta zona se encontra protegida por um muro de alvenaria de vinte e um quilómetros de comprimento.

Este parque está ocupado primordialmente por grandes florestas e fauna selvagem composta de diversas espécies de gamos, veados, javalis, lobos e aves que convivem em liberdade.

Jardim do Cerco

Com o objetivo de unir os dois cometimentos feitos no seu reinado, D. João ordenou construir uma passagem que servisse como articulação entre o Palácio arquitetônico e a Tapada, de carácter natural.  É assim que é construído este jardim barroco de oito hectares, com sendeiros largos enfeitados com lagos e jogos de água.

Num começo, este espaço era utilizado pelas congregações religiosas que moravam no Convento.  A partir de 1834, no momento em que a Casa Real retoma a posse do Palácio e da Tapada, igualmente passa a exercer possessão do Jardim, até a instauração da República.

Praias Turísticas em Mafra

Atualmente, Mafra também e bem conhecida pelas suas praias localizadas na freguesia de Ericeira.

Sendo a zona litoral formada por arribas rochosas, estas conformam pela sua vez pequenas baías distribuídas ao longo das costas que é aonde se concentram as praias, distinguidas pela sua beleza natural, mas também por ser perfeitas para a prática de esportes náuticos, como o surf ou o bodyboard, além das atividades piscatórias.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Vilas de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo