Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal, sendo também a capital do distrito e da Área Metropolitana com o mesmo nome. Em 2011 habitavam nesta cidade mais de meio milhão de pessoas. Mas, como Lisboa veio a tornar-se na cidade mais importante de Portugal?

[-] Tabela de Conteúdos

Lisboa Pré Reino de Portugal

A atual cidade de Lisboa nasceu do que começou por ser uma citânia a norte do local onde atualmente se encontra o castelo de S. Jorge. Foi desenvolvida como núcleo urbano durante o período pré-histórico e foi mais tarde, no ano 195 a. C., conquistada e povoada pelos romanos que, desde bem cedo, lhe conferiram o estatuto de município. Devido à sua excelente localização estratégica, Olísipo tornou-se um centro de defesa estratégica dos romanos.

Fotografia de Lisboa à noite. Ao longe a Ponte 25 de Abril, um dos vários ícones da cidade (Autor: Luca Sartoni)

Fotografia de Lisboa à noite. Ao longe a Ponte 25 de Abril, um dos vários ícones da cidade (Autor: Luca Sartoni)

Inicialmente, Olísipo era uma povoação defendida pelos romanos, em volta da qual começou a fixar-se um bom número de famílias que cultivavam as terras e, em troca de comida e de vinho, recebiam proteção.

Com a crise da sociedade romana, a fisionomia dos povos foi sofrendo grandes alterações, principalmente devido à sua conquista por parte dos povos germanos e árabes, que lhe conferiram o papel de fortaleza para refúgio dos habitantes que fugiam dos exércitos cristãos, à medida que estes iam reconquistando território. Assim, Lisboa passou a ser habitada por comerciantes e proprietários ricos que fizeram dela uma cidade opulenta.

A cidade de Lisboa foi sendo conquistada e reconquistada sucessivas vezes por muçulmanos e cristãos (do Reino de Castela), que a cobiçavam devido à sua famosa riqueza.

De D. Afonso Henriques ao Século XXI

No ano de 1147, Lisboa foi conquistada pelo 1º rei de Portugal, D. Afonso Henriques, expandindo-a para fora das suas muralhas.

Mais tarde, já no século XIV, o rei D. Fernando manda construir a Cerca Nova (uma  nova muralha cujo objetivo principal passava pela defesa da cidade contra as constantes ameaças do rei de Castela.

É com o rei D. Afonso III que a nova cidade de Lisboa, que já ocupava uma área de 101,65 hectares, passa definitivamente a ser a capital do Reino de Portugal. Nessa altura, Lisboa era já um importante núcleo económico de trocas, possuindo dois mercados centrais de hortaliças: a Praça da Ribeira e a Praça da Figueira.

Lisboa é a capital de Portugal, sendo também a capital do distrito e da Área Metropolitana com o mesmo nome (Autor: Chris Yunker)

Lisboa é a capital de Portugal, sendo também a capital do distrito e da Área Metropolitana com o mesmo nome (Autor: Chris Yunker)

No ano de 1500, D. Manuel I abandonou o seu castelo e passou a fixar-se no Paço Real (no atual Terreiro do Paço), onde toda a vida comercial de Lisboa se passou a centralizar. É nesta época que nasce o Bairro Alto, onde posteriormente se viria fixar muita da aristocracia portuguesa.

A história da cidade fica irremediavelmente marcada pelo terramoto de 1755, que destruiu grande parte da cidade. Para recuperar a cidade, o Marquês do Pombal empreendeu uma obra de requalificação urbanística notável e que ainda hoje é digna de admiração em todo o mundo.

Mais tarde, esta organização urbanística pombalina foi quebrada, após a vitória do Liberalismo, passando a ser construídos alguns dos atuais edifícios emblemáticos da cidade, entre os quais, o Palácio da Ajuda, a Ópera de S. Carlos, a Basílica da Estrela e o Teatro D. Maria II.

Já no século XX, a Avenida da Liberdade passou a apresentar-se como o eixo da nova cidade, aparecendo então outros importantes edifícios na cidade, tais como o Palácio do Castelo Melhor, o Hotel Palace, o Eden Teatro, o Cinema Tivoli e o Hotel Vitória.

Mais recentemente, a história da cidade ficou marcada por importantes eventos com mediatismo internacional, tais como a Expo98, a final do Euro 2004 de futebol, no estádio da Luz, e a final da Taça UEFA, em Maio de 2005, no estádio Alvalade XXI. Neste ano de 2013, Lisboa receberá também a final da Liga dos Campeões Europeus de futebol, no Estádio da Luz.

Imagens de Lisboa

Vídeo de Lisboa

http://www.youtube.com/watch?v=TCAJ-ppbde0

Partilha!Share on Facebook141Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , , ,
Publicado em Cidades de Portugal, História de Portugal, Últimos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo