Jardim de São Pedro de Alcântara

O Jardim de São Pedro de Alcântara foi construído durante o seculo XIX e a sua edificação deu-se num terreno em socalcos. O jardim ficou batizado com este nome graças à existência de um convento de frades arrábidos que se localiza mesmo na sua frente e que havia sido construído durante o seculo XVII. O passeio que pode ser percorrido pelo jardim foi construído em cima dos restos das muralhas que se podem ainda observar e que pertencem às inacabadas obras de Águas Livres. Estas obras começaram com o intuito de edificar um reservatório de grandes dimensões de forma a abastecer a cidade, mais propriamente a sua zona oriental.

Depois da não concretização deste objetivo, o citado espaço ficou ao abandono e é em 1830 que a Guarda Real da Policia se apropria do lugar e dá origem à construção das cavalariças começando em simultâneo os trabalhos de arborização. Cinco anos mais tarde a autarquia passa a ser responsável pelo lugar e manda construir duas escadas laterais que dá ligação entre as duas partes do jardim. Foi feito também o gradeamento da zona nesta mesma altura.

Os canteiros deste jardim apresentam-se com um desenho à francesa, são constituídos por flores e arbustos. Os canteiros são geometricamente desenhados e fazem parte destes um lago que faz a exibição de um repuxo. O tabuleiro superior do jardim foi transformado em alameda apresentando-se com uma densa vegetação, vários bancos e ainda um depósito que veio dos jardins da Bemposta e do Palácio da Rainha. Neste jardim também pode ser observado um painel de azulejos cuja autoria pertence a Fred Kradolfer e que mostra os principais pontos que podem ser avistados deste mesmo jardim bem como a estátua de Eduardo Coelho, o fundador do jornal “Diário de Notícias”.

Para quem ficou com curiosidade de visitar este jardim saiba que ele se localiza em lisboa e que quando se lá encontrar pode vislumbrar o castelo e a baixa da mesma cidade.

Partilha!Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0Share on Reddit0Share on VKEmail this to someone

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em Jardins de Portugal
Um comentário sobre “Jardim de São Pedro de Alcântara
  1. Orlando Fernandes da Luz Gonçalves disse:

    Este jardim deixou de ter os canteiros com relva e todos os que continham flores e arbusto desapareceram por completo no tabeleiro superior…apenas ficaram as árvores de e dois espaços com alguma vegetação…que é completamente espezinhada por muitos dos seus visitantes…dado que os inteligentes que alteraram por completo este jardim…não repuseram os respectivos gradeamentos de proteção.Também fizeram o favor de alterar o seu piso que quando está vento levanta uma enorme poeirada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo