Jacobo II

(Londres, 1633-Saint-Germain-en-Laye, 1701). Rei de Inglaterra, de Irlanda e de Escócia (1685-1688).

Filho de Carlos I e irmão de Carlos II, durante o reinado deste último foi nomeado lorde do Almirantado, mas a sua conversão ao catolicismo lhe fez perder todos os seus cargos públicos.

Sucessor do trono após a morte do seu irmão, durante o primeiro ano do seu mandato teve que dedicar-se a sufocar as sublevações de Argyll e Monmouth.

Jacobo II (Autor: Imagem em domínio público)

Jacobo II (Autor: Imagem em domínio público)

Precisamente, as represálias tomadas contra os sublevados, unidas à sua aproximação à França, a sua decisão de prescindir do Parlamento, a sua defesa do catolicismo e as suas ingerências na Igreja, no exército e na administração foram diminuindo a sua popularidade até ao ponto de se inimizar com os tories e com os anglicanos, que previamente lhe apoiaram.

Esta foi a causa de que perante o nascimento em 1688 do sucessor, Jacobo Eduardo, os tories e os liberais, que não estavam dispostos a seguir permitindo uma monarquia pro-católica e autoritária, chamaram ao estatuder das Províncias Unidas, Guilherme de Nassau, e lhe proclamaram rei, perante o qual Jacobo se refugiu em território francês.

Não Encontrou o Que Estava Procurando? Tente o Google!

Marcados com: , ,
Publicado em História, Idade Moderna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Newsletter
Questionário

Ponte 25 de Abril ou Ponte Salazar?

View Results

Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Acerca
Bem-vindo ao HistóriaDePortugal.info, um portal informativo dedicado exclusivamente à História de Portugal.

Temos como objectivo ser o recurso mais completo na Internet sobre a História de Portugal.


Partilhar história
A História de Portugal está pouco divulgada na Internet. Ajude o HistoriaDePortugal.info a expandir através da partilha do seu conhecimento. Contamos com a sua ajuda!

Criar artigo